A ADE preparou no Santos Pinto, frente ao Sporting da Covilhã, a sua estreia no nacional da terceira divisão

Ficha do Jogo

Campo de Jogos Estádio Santos Pinto
Covilhã
(03-08-2002)


Árbitro: Carlos Xistra
Auxiliares: Carlos Silva e João Brás

Sporting da Covilhã-1 Luciano; Rui Morais, Piguita, João Carlos, Jorge Humberto e Pinheiro; Mauro, Carlos Manuel e Nii Amo; André Cunha e Paquito
Jogaram ainda: Moisés, Nini, Hermes, Tarantini, Capelas e Viola.

ADE-0
Hélder Cruz; Hélder Correia, Marco, Sérgio e Cordeiro; Tó Real, Caronho, Brígida e Nuno Rogeiro; Claúdio e Caniço
Jogaram ainda: Bruno Paulo, Rui Reis, Renato, Vaz Alves, Ferraz, João Real e Mário Pina

Ao Intervalo: 0-0

Marcadores:Piguita (65. g.p.)

Figura do jogo
Hélder Cruz
Fez uma mão cheia de grandes defesas. Quase sempre seguro entre os postes, apenas teve uma hesitação na segunda parte, após atraso de um companheiro, perdendo a bola para um jogador do Sporting. Um erro que, no entanto, conseguiu emendar. No penalty, adivinhou o sítio para onde a bola foi. É reforço, a par de Caronho, que também dez uma boa exibição.

Ankyofna foi para casa
O guineense Ankyofna, que o Sporting da Covilhã tinha contratado ao Oliveira do Hospital, já não faz parte do plantel às ordens de João Cavaleiro. As razões para a dispensa não foram explicadas, mas o certo é que o Covilhã já está no mercado à procura de um substituto para o lugar. Entretanto, chegou ao plantel o jovem Ricardo Viola, que já jogou no Académico do Fundão.

Sporting da Covilhã vence ADE em jogo que atrai pouco público
Fraco, a todos os níveis

O jogo era por uma boa causa: ajudar os Bombeiros Voluntários da Covilhã, com a receita do jogo. Porém, pouca gente apareceu. Em termos futebolísticos, o Sporting vence o ADE por 1-0, num jogo de fraca qualidade.


Por João Alves
NC/Urbi et Orbi


Foi um jogo, mal jogado, aquele que o Sporting da Covilhã e ADE realizaram no sábado, 3, no Santos Pinto. Num encontro no qual se pretendia ajudar os Bombeiros Voluntários da Covilhã, com a receita do jogo a reverter a favor deles, também pouca gente marcou presença. O facto de Benfica e Sporting jogarem à mesma hora, com transmissões televisivas, jogos de preparação com o Grémio e Bétis, respectivamente, poderá ter influenciado o facto de só cerca de 600 pessoas terem assistido ao encontro entre as duas equipas mais importantes da cidade. O jogo foi organizado pelas juntas de freguesia da Covilhã, que no final do jogo não sabiam ainda qual o valor da receita. Mas, tendo em conta as pessoas que assistiram ao derby, é de crer que a mesma tenha sido fraca.
Fraco também foi o jogo. É certo que o Sporting da Covilhã teve sempre o domínio do jogo, mas esperava-se mais dos "Leões da Serra". Já o ADE mostrou ser uma equipa bem organizada, sobretudo defensivamente, mas raramente chegou à baliza à guarda de Luciano, que volta ser titular pelo terceiro jogo consecutivo. Na baliza, no entanto, os responsáveis da Estação podem estar descansados: têm um guarda-redes, Hélder Cruz, que dá grandes garantias. Logo aos três minutos, o guardião (ex-Teixosense), efectua uma boa defesa a remate do avançado Paquito. Três minutos depois, mais uma boa parada, na sequência de um canto. Aos 11 minutos, Mauro, do Sporting, também na sequência de um canto, de cabeça, faz a bola passar por cima da baliza da ADE. Embora não fizesse um grande jogo, era o Covilhã que criava as melhores oportunidades de golo e, em apenas dois minutos, Paquito (20) falhava um golo fácil e logo a seguir (22), o central Jorge Humberto, isolado frente a Hélder Cruz, falha escandalosamente, atirando por cima. A terminar a primeira parte, André Cunha, de livre, atira para mais uma grande defesa do guarda-redes da ADE.

Penalty decide o jogo

Na segunda parte, o treinador do Sporting, João Cavaleiro, opera algumas substituições, mas a qualidade do jogo não melhora. E aos 20 minutos, pela primeira vez em todo o encontro, o ADE remata à baliza do Covilhã, através de Caronho, um dos melhores elementos da equipa da Estação. Um minuto depois, Nini é empurrado na área do ADE e Carlos Xistra assinala, bem, grande penalidade. Na transformação, Paquito atira forte e rasteiro, estabelecendo o resultado do jogo. Entre os 30 e 34 minutos, por duas vezes, na sequência de dois cantos, o central João Carlos, ao seu estilo, de cabeça, ameaça a baliza da ADE. Aos 35, Nuno Rogeiro, do ADE, remata por cima da baliza do Covilhã e perto do fim do jogo, Bruno Paulo, da mesma equipa, ameaça, através de um bom remate, a baliza de Luciano. No último minuto, o jovem do Sporting, Tarantini, tem o melhor momento do jogo, com um forte remate ao poste da baliza de Hélder Cruz.
No sábado, as duas equipas jogam para a Taça de Honra. O ADE recebe o Sernache e o Covilhã joga em casa com o Benfica de Castelo Branco.