Por Catarina Rodrigues


A ponte Pedrinha está encerrada ao trânsito desde Março de 2001

Populares e membros da Junta de Freguesia do Ferro reuniram-se no passado domingo com o intuito de encontrar alternativas que permitam avançar com as obras na ponte Pedrinha. Este é considerado por todos os habitantes um dos problemas mais graves que afecta a localidade.
A ponte foi fechada ao trânsito em Março de 2002 depois de uma inspecção nacional que se seguiu à tragédia de Entre-os-Rios. A freguesia do Ferro foi a mais prejudicada com o sucedido e os seus habitantes passaram a percorrer um maior número de quilómetros nas deslocações do dia a dia. O início das obras teve data marcada, foi instalado algum material de construção no local, mas até agora nada.. A reunião realizada no domingo ficou marcada pela revolta dos populares que cansados desta situação procuram alternativas. Jorge Madeira foi presidente da Junta de Freguesia do Ferro durante treze anos diz estar cansado do diálogo e acrescenta que "já foi perdido tempo demais para resolver esta questão". O ex-presidente da junta salienta que a Câmara Municipal da Covilhã não pode ser culpada por estes atrasos mas "deve ter uma palavra a dizer".
O actual presidente da junta José Carlos Amaro não esteve presente na reunião por motivos de doença mas fez-se representar pela secretária. Anabela Martins considera que "se não é possível resolver o problema pela via do diálogo é necessário tomar medidas mais drásticas".
A população presente decidiu aguardar cerca de um mês pelo início das obras e marcou uma nova reunião para o dia 8 de Setembro. Se até lá a situação não avançar serão tomadas medidas para demostrar o descontentamento em que vivem os habitantes da freguesia do Ferro. Um corte de estrada poderá ser a forma de protesto adoptada.