As crianças podem desfrutar das "popocletas" até ao final do Verão
Iniciativa inédita da Câmara Municipal da Covilhã
"Popocletas" animam Jardim Púbico

As crianças dispõem agora de um novo atractivo no Jardim Público da Covilhã. Dinamizar o único espaço verde da cidade é um dos principais objectivos da autarquia.

Por Catarina Rodrigues


As "Popocletas" estão desde o dia 12 de Agosto no Jardim Público da Covilhã ao dispor das crianças com idades entre os dois e os dez anos. As bicicletas, carros e motos com e sem motor podem ser utilizados todos os dias entre as 10 e as 19 horas.
A iniciativa partiu da Câmara Municipal que pretende ocupar os tempos livres das crianças durante as férias de Verão ao mesmo tempo que dinamiza o único espaço verde da cidade.
O aluguer dos veículos pode ser feito durante um período de 30 minutos mediante o pagamento de 1 euro no caso das "popocletas" sem motor e 1,5 euro no caso das "popocletas" com motor.
Para que os mais novos possam partir para a aventura é ainda necessário considerar algumas regras básicas. As crianças devem estar acompanhadas por um responsável que no acto da aquisição do veículo tem que deixar um cartão de identificação ou uma coima no valor de 50 euros que será devolvida no acto de entrega do veículo utilizado. As "popocletas" só podem circular no perímetro do Jardim Público sendo proibido pisar a relva do recinto ou passar para a estrada logo ao lado. Os funcionários de serviço têm assim a tarefa de relembrar continuamente as instruções que devem ser cumpridas.
Hugo Neves, o responsável pelo aluguer dos veículos afirma que "nos primeiros dias eram ainda poucos os utilizadores das popocletas mas, com a divulgação da iniciativa a adesão tem aumentado significativamente".
A opinião dos pais é unanime no que respeita a esta nova actividade destinada aos mais novos, que podem assim desfrutar de um divertimento saudável. "Uma óptima ideia", salienta Paula Carvalho que acompanha a sua filha Bárbara, de três anos, que percorre todo o espaço do jardim numa "popocleta" com motor. Quanto aos preços do aluguer as opiniões dividem-se. Há quem ache caro mas também quem aceite a quantia pedida como um preço acessível. Ao todo são 31 os veículos mas, a maioria dos pais acha que devia existir mais quantidade consoante as diferentes idades das crianças. Nos períodos de maior afluência rapidamente se esgotam os veículos disponíveis.