NC/ Urbi et Orbi



Considerada uma das mais difíceis provas desportivas, a "Iron Man" (Homem de Ferro), uma das categorias do triatlo, decorreu no passado sábado, 17, no concelho de Idanha-a-Nova. O evento, realizado pela primeira vez em solo nacional, decorreu na Barragem de Penha Garcia. Os tri-atletas começaram com três mil e 800 metros de natação, seguidos de 180 quilómetros de ciclismo e mais de 42 quilómetros (distância de maratona) de atletismo.
Depois de cumprida a distância de natação, os concorrentes trocaram de equipamento numa tenda montada para o efeito. O percurso de ciclismo consiste em duas voltas com saída e chegada à Baragem e passagens por Medelim, Termas de Monfortinho e cruzamentos de Salvaterra do Extremo e Monsanto.
Mas a festa do triatlo começou logo na quarta-feira, 14, com a realização de uma feira alusiva à modalidade que se prolongou na quinta-feira, dia em que a organização fez a festa de apresentação do evento. Para a autarquia idanhense, entidade organizadora, "mais que dinamizar a prática de actividades salutares, esta iniciativa é também um importante motor de promoção turística".