Por Catarina Rodrigues


Herve Pais e Miguel Leiria são membros da direcção dos Ultrasserranos

Ultrasserranos é o nome da primeira claque oficial do Sporting Clube da Covilhã (SCC). Fundada à cerca de um mês a claque conta já com 45 sócios inscritos. Curiosamente nenhum deles é da Covilhã mas sim do Dominguiso, Tortosendo, Vales do Rio e outras freguesias vizinhas.
A direcção dos Ultrasserranos é composta por quatro elementos da Juventude Leonina do Dominguiso que agora vai ficar de parte porque os sócios dos Ultrasserranos têm tendências clubísticas distintas. Adeptos do Sporting, Benfica e Porto unem-se agora no apoio ao clube da cidade neve.
Herve Pais, presidente dos Ultrasserranos considera que "a Covilhã já merecia uma claque". Os membros da direcção já tiveram conversações com o presidente do SCC, João Manuel Petrucci, que segundo Herve Pais "gostou da ideia" que partiu dos jovens do Dominguiso. O presidente do Sporting prometeu facilitar os preços dos bilhetes para a claque oficial do clube. Nos jogos em casa os sócios vão pagar 2,5 euros.
Apoiar a equipa é o único objectivo da recente claque formada no Dominguiso. Os Ultrasserranos nem querem ouvir falar das claques de futebol como causadoras de distúrbios ou violência. Miguel Leiria, membro da direcção, frisa que "é necessário atrair público ao futebol no Santos Pinto" mas acrescenta que "o respeito pelos adeptos dos diversos clubes é fundamental".
Para Herve Pais o maior problema é a falta de apoio financeiro. A claque composta essencialmente por jovens tem dificuldades acrescidas em acompanhar as deslocações da equipa agora na segunda liga. No jogo que o Sporting teve em Gouveia foram apenas sete elementos da claque. A inexistência de uma sede é outro dos problemas que preocupa o presidente da direcção. Estas são algumas questões que Herve pais pretende discutir com Joaquim Matias, vereador do desporto na Câmara Municipal da Covilhã, na reunião agendada para o dia 28 de Agosto.