Rui Pires
NC/Urbi et Orbi


Em Belmonte, são três os nadadores salvadores que exercem ali funções

O Verão chegou, e com ele o calor. A procura de locais para banhos aumenta e na nossa região, as piscinas e algumas praias fluviais são locais apetecidos. Porém, nem sempre são lugares totalmente seguros para quem as frequenta. O NC contactou algumas piscinas da região para saber que medidas são feitas para segurança dos seus utilizadores. E constata que o quadro é negro. Das 12 piscinas contactadas, apenas quatro (Guarda, Belmonte, Parque de campismo de Idanha-a-Nova e Caria) dispõem de nadadores salvadores credenciados. E no último caso, em Caria, até se dá o caso caricato de ter tirado férias, regressando esta semana ao activo.
Já Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Termas de Monfortinho, Zebreira, Penamacor e Fundão, não dispõem do serviço de nadadores salvadores. Como medida de segurança têm pessoal vigilante "que sabe nadar bem", explicam alguns dos responsáveis por estas infra-estruturas. Quanto às piscinas da Covilhã e Alcains nada se sabe. O NC tentou o contacto com as mesmas, mas ninguém se mostrou habilitado para responder à questão ou, pura e simplesmente, ninguém respondeu aos telefonemas. Porém, neste caso a Lei é clara: exige-se a presença de nadadores salvadores em quantidade suficiente para exercer uma vigilância adequada.
Os casos de acidentes em piscinas, em termos nacionais, acaba sempre por marcar o Verão. Na região, até ao momento, entre as piscinas contactadas, só foi necessária intervenção do nadador salvador na piscina de Caria, onde se salvou uma criança de quatro anos. Porém, como se vê, nem todos os banhos são seguros neste Verão e grande parte das infra-estruturas regionais acaba por não cumprir a legislação.




Idanha-a-Nova aposta na segurança

 

O Parque de campismo de Idanha-a-Nova é um dos poucos casos em que é dada prioridade à segurança dos seus utilizadores. Na passada sexta-feira, 9, o presidente daquela autarquia, Álvaro Rocha, inaugurou nas instalações do referido Parque uma unidade de primeiros socorros que funciona em parceria com os Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova. Desta unidade fazem parte um enfermeiro, um nadador salvador, e alguns bombeiros sempre apostos para intervir. No parque de campismo existe um espaço destinado a prestar os primeiros cuidados de enfermagem, em caso de necessidade.
E a pensar na segurança e bem estar dos utilizadores do Parque de campismo, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, anunciou que o mesmo irá entrar em obras no final do ano, pois referiu que "encontramos o Parque muito degradado". Assim pretende-se que após o final da época balnear a estrutura entre em obras, durante dois meses, para que no próximo ano o Parque de campismo possa oferecer todas as condições de segurança aos seus utilizadores.