NC/ Urbi et Orbi


A 22 de Setembro, andar nas ruas do Fundão, só mesmo a pé ou de bicicleta

No próximo dia 22 de Setembro comemora-se o Dia Europeu sem Carros. Esta iniciativa surge na sequência de uma directiva comunitária (directiva 96/62/CE) relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades.
Na região, apenas dois municípios, Fundão e Celorico da Beira, parecem mostrar alguma preocupação com a qualidade do ar que se respira, já que apenas eles aderiram à iniciativa.
Os principais objectivos desta campanha são sensibilizar as pessoas para optarem pelos transportes públicos, ou por outro transporte alternativo, em vez do automóvel particular, e consciencializar as pessoas de que, menos carros nas zonas urbanas é sinónimo de maior qualidade de vida para os seus cidadãos. Esta campanha consiste numa série de actividades paralelas, das quais, a mais mediática, será sem dúvida, o encerramento ao transito de uma ou mais zonas da cidade.
Recorde-se que a primeira edição desta campanha, "Na cidade sem o meu carro!" remonta ao ano de 1998 em França, tendo a partir do ano 2000 adquirido dimensão europeia. Portugal aderiu, desde logo a esta iniciativa que, na sua primeira edição em versão nacional, teve adesão de sete câmaras municipais, tendo-se gerado um movimento de adesão por parte de várias associações, organizações e do público em geral, que se traduziu num alargamento significativo no ano seguinte, em que participaram 51 municípios. Este ano, a campanha conquistou novos participantes e contará com a adesão de 63 municípios.