A Junta quer explorar as Termas enquanto decorrerem as obras
Passagem das Termas a complexo tira principal fonte de receita da Junta
Unhais da Serra espera compensação

As Termas são a principal receita da Junta. Porém, quando estiver construído o Complexo, a freguesia espera contrapartidas.

João Alves
NC/Urbi et Orbi


A Junta de Freguesia de Unhais da Serra está prestes a perder a sua principal fonte de receita e, até ao momento, não sabe que tipo de compensação irá ter. De facto, com a construção do Complexo Termal naquela vila, que irão revitalizar a vida das actuais termas, a Junta de Freguesia irá deixar de explorar o espaço, que passará para as mãos da Sociedade Termal, liderada por Luís Veiga e integrada no grupo de hotéis IMB, de Manuel Brancal.
"Penso que é possível manter a exploração enquanto as obras decorrerem. Esta é a principal fonte de receita da autarquia e sem ela era impensável suportar os compromissos com os nossos funcionários" explica o presidente da Junta, António João Rodrigues. O autarca diz não ter conhecimento de nenhuma "verba coerente" que esteja aprovada, embora exista na Junta uma acta segundo a qual a freguesia receberia de compensação, durante quatro anos, uma verba de 12 mil contos por ano. Só que, António João Rodrigues diz já ter confrontado a Câmara da Covilhã com estes dados e disseram-lhe que "nada disso corresponde à verdade". No entanto o autarca salienta a importância do empreendimento que será "a primeira compensação para Unhais da Serra, que passará a fazer parte do mapa dos locais de interesse do País, não só através das Termas, mas também através da estrada da Serra". Porém, após a construção do Complexo, "iremos sentar-nos à mesa para ver se há direito a alguma coisa. Não pretendo que isso dê polémica, pois queremos o Complexo vá para a frente".
António João Rodrigues diz que o projecto está a andar, "talvez sem a velocidade que nós desejaríamos", mas que esta é uma situação que também terá a ver com a conjuntura económica do País. O autarca mostra-se esperançado em que as obras arranquem no final do ano, de modo a que a "Sintra da Beira" seja revitalizada. O Complexo Termal inclui um hotel de três pisos, a construir de raiz no espaço ocupado pelo campo de futebol, o edifício termal, duas piscinas, campos de ténis, solário e ginásio. As termas têm como principais indicações terapêuticas os casos de sinusite, reumatismo, sequelas de traumatismos osteo-articulares, varizes, colites e hoemorroidal. O espaço foi concessionado à Sociedade pelo período de 35 anos.
No entanto, enquanto as obras não chegam, a procura do local, neste Verão, tem aumentado. Segundo António João Rodrigues, este ano, já foram tratados mais 80 doentes que em igual período do ano passado. "Em 2001, vieram a Unhais 453 doentes. Este ano vamos aproximar-nos dos 600" explica o autarca.