Prova mais dura do mundo em Idanha-a-Nova
Ricardo Costa conquista "Homem de Ferro"

O concelho de Idanha-a-Nova recebeu, pela primeira vez a nível nacional, a mais dura prova desportiva do mundo. A vitória teve suor luso e Ricardo Costa é o actual "Iron Man", acabando a prova de natação, ciclismo e atletismo em 8 horas e 54 minutos.

NC/Urbi et Orbi


Ricardo Costa é, entre 50 atletas de todo o mundo, o grande vencedor da prova de atletismo mais dura no mundo do desporto, o "Iron Man". O atleta conquistou o galardão de "homem de ferro" em Idanha-a-Nova, no sábado, dia 17, depois de 8 horas e 58 minutos a nadar, pedalar e correr.
O evento, realizado pela primeira vez em solo português, teve início às 6 horas e 30 da manhã, na Barragem de Penha Garcia, onde Ricardo Costa começou por nadar três mil e 800 metros. Debaixo de um calor abrasador, a segunda prova esperava pelo tri-atleta. No ciclismo, Costa foi o mais rápido, concluindo os 180 quilómetros, cujo percurso consistia em duas voltas com saída e chegada à Barragem e passagens por Medelim, Termas de Monfortinho e cruzamentos de Salvaterra do Extremo e Monsanto, em apenas 4 horas e 58 minutos. Para a etapa final, a maratona, estavam guardados 42 quilómetros.
À chegada, Ricardo Costa, naturalmente estafado, confessa que a prova não podia ter corrido melhor. "Nas provas de natação e de bicicleta não tive problemas, mas no final da corrida senti muitas dores musculares pelo que o meu tempo podia ter sido melhor". O tri-atleta, ainda que já não seja novato neste tipo de competição, realça as diferenças entre a prova portuguesa e as insternacionais em que já participou: "Não tem nada a ver. A primeira vez que fui a uma prova internacional fiquei chocado. A resistência é levada aos limites. É de uma violência extrema".
O atleta portugês, de 26 anos, natural de Lisboa, além da conquista da medalha de ouro em Idanha-a-Nova, é igualmente detentor, entre outros, do título de Campeão Nacional de Triatlo 1996 e 1997 e Vice-Campeão Ibérico de Triatlo Longo, Ibiza (Espanha), 2001. A medalha de prata, nesta edição, também ficou em solo luso, cabendo a Paulo Gonçalves, a disputar a prova pela oitava vez. O attleta espanhol Iñigo Banderas alcançou o terceiro lugar no podium.
No entanto, a festa do "homem de ferro" começara já no dia 14, como a realização de uma feira alusiva à modalidade. A história do "Iron Man" remonta a 1977 e tudo começou num bar, no Havai. O comandante John Collins, da Marinha americana estacionado na base de Pearl Harbor, lançou um desfio aos seus companheiros: realizar numa só prova, as três mais famosas competições de resistência, sendo o vencedor denominado "Homem de Ferro". Actualmente, realizam-se 17 provas no âmbito do Campeonato Mundial de Triatlo.