Por Ana Maria Fonseca


Eduardo Vaz pega "nos pequenos pormenores de qualquer situação comum e transporto para a tela"

"Alma" é o nome da exposição de pintura e escultura da autoria de Eduardo Vaz patente no Centro Hospitalar Cova da Beira. O jovem artista, natural de Vila do Carvalho é também enfermeiro no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental deste Hospital.
É neste local que muitas vezes lhe traz inspiração. O jovem artista refere que as melhoras e curas bem como alguns gestos dos doentes, "revelam a beleza do ser humano". De resto Eduardo inspira-se no comum do quotidiano, "nos pequenos pormenores de qualquer situação comum em que pego e transporto para a tela". "estados de espirito" que determinadas situações lhe despertam e que revela nos seus quadros através das cores e das formas.
Eduardo não quer fazer carreira através da sua arte. "Faço apenas aquilo que gosto", salienta. Como profissão prefere a enfermagem, que concilia bem com a vida artística porque "quando há gosto em fazer as coisas, há tempo para tudo".
A exposição patente no Hospital mostra trabalhos de várias fases do autor. Pinturas e esculturas de estilos diferentes que realizou "desde 1998 e abordam o abstraccionismo", revela.
"Neste momento ainda estou numa fase de descoberta de novos materiais e estilos e de transmitir esses estados de espírito para as telas", conclui.




Perfil
 

Eduardo Vaz nasceu em 1979 na Vila do Carvalho.
Desde sempre atraído pelas artes, Eduardo e começou a pintar logo aos 4 anos. Desde cedo demonstrando gosto pela arte, até à conclusão do ensino obrigatório o desenho foi a sua disciplina favorita.
Em 1994 iniciou aulas de pintura durante dois anos com a artista Lígia Peixeiro.
Paralelamente concluiu o seu bacharelato em Enfermagem em 2001.
Autor de várias exposições conjuntas e individuais, concilia a profissão de enfermeiro no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro hospitalar Cova da Beira com as artes.