Peças para todos os gostos atraem público de todas as idades
Académico dos Penedos Altos promove iniciativa
Feira de coleccionismo na Covilhã

Cerca de dez expositores de vários pontos do país juntam-se todos os meses na Covilhã em nome do coleccionismo e das antiguidades. A ideia partiu do Académico dos Penedos Altos e promete continuar.


Por Catarina Rodrigues


Adquirir ou vender objectos raros é o motivo que leva os coleccionadores a percorrer o país de feira em feira à procura de novos tesouros. O Académico dos Penedos Altos organiza mensalmente uma Feira de Trocas e Coleccionismo onde se podem encontrar os mais variados objectos.
O último certame teve lugar na sede do grupo no passado domingo. Moedas e notas estão na lista dos mais procurados pelo público. No entanto há gostos para tudo e também há quem procure selos, livros antigos, quadros, louças, bordados, medalhas ou simples canetas e calendários.
Os coleccionadores vêm de todo o país para a feira que se realiza no primeiro domingo de cada mês. Porto, Castelo Branco, Celorico da Beira, Proença-a-Nova, Belmonte e Covilhã são algumas das cidades que marcam presença habitual no encontro. A feira proporcionada pelo Académico é a única do género em todo o concelho da Covilhã. Segundo Carlos Silva, presidente da direcção do clube a ideia surgiu quando se soube da existência de uma idêntica no Fundão. Posteriormente também já surgiu um certame em Castelo Branco. Mas, Carlos Silva explica que "são ainda poucos os adeptos do coleccionismo na região". Com esta iniciativa o Académico pretende dar a conhecer a arte de coleccionar e atrair os associados a mais uma actividade desenvolvida pela colectividade.
José Marques é coleccionador e marca presença assídua na feira promovida pelo Académico. "As colecções exigem muito trabalho, estudo e dedicação", salienta. José Marques já foi jornalista e actualmente consegue conjugar diversas actividades. É guia turístico do Parque Natural da Serra da Estrela, escultor e coleccionador. Já não se consegue separar desta "arte" como gosta de lhe chamar porque como o próprio explica "com as colecções aprende-se muito, cada peça traz consigo uma história que é preciso analisar".
A próxima feira de coleccionismo do Académico dos Penedos Altos está marcada para o dia 6 de Outubro e como afirma Carlos Silva "promete continuar".