Ana Cruz mostra-se preocupada com a falta de apoios para a AAUBI
AAUBI preocupada
Contenção financeira atinge associações académicas

A maior preocupação da AAUBI prende-se actualmente com o nível financeiro. A associação atravessa algumas dificuldades, mas tenta assegurar a realização das tradicionais actividades académicas.


Por Catarina Rodrigues


A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) está a atravessar algumas dificuldades financeiras. A situação não é caso único e repete-se um pouco por todo o país. O corte orçamental para o Ensino Superior previsto pelo Governo ronda os quatro por cento. A AAUBI conta com dificuldades por parte da Reitoria em apoiar determinadas iniciativas que tradicionalmente são desenvolvidas pela associação. A Recepção ao Caloiro e o Art'UBI (Mostra de artes da UBI) são alguns programas que podem sofrer alterações. Ana cruz, presidente da AAUBI explica que "a realização da Recepção ao Caloiro não está em risco, o que está em causa é a qualidade do cartaz de espectáculos que poderá ficar mais pobre".
O Art'UBI não vai ter este ano o apoio do Ministério da Cultura. Uma situação que é conhecida desde Julho e que vai prejudicar a concretização de um evento de importância cultural não só para a universidade como também para a região.
A associação tem tido dificuldade em arranjar apoios. A Câmara Municipal da Covilhã ainda não garantiu nenhum subsídio e para clarificar a situação já está agenda uma reunião. Ana Cruz revela que vai recorrer a privados para conseguir apoios, mas assegura que "está a ser difícil".
A AAUBI recebeu um subsídio da delegação de Castelo Branco do Instituto Português da Juventude (IPJ) de cerca de 40 mil euros. No distrito foram contempladas mais quatro associações académicas das Escolas Superiores de Gestão de Idanha-a-Nova, Educação de Castelo Branco, Tecnologia de Castelo Branco e Agrária de Castelo Branco. A atribuição da verba é feita consoante o número de alunos das instituições. Ana Cruz salienta que o subsídio atribuído pelo IPJ "vem ajudar, mas é insuficiente para assegurar as actividades que a AAUBI pretende desenvolver". A dirigente associativa acrescenta que "parte deste dinheiro é atribuído, de forma igual, aos vários núcleos da universidade o que vem complicar ainda mais a situação".

Problema discutido em Coimbra

Associações académicas de todo o país reuniram em Coimbra na passada quinta-feira, 29 de Agosto. Analisar os cortes orçamentais previstos para as universidades públicas foi o principal objectivo do encontro. A posição de todos é unânime e claramente contra as medidas propostas pelo governo. Da reunião entre os estudantes resultaram algumas ideias. O movimento associativo decidiu realizar uma campanha de sensibilização ao nível de instituição de forma a mostrar quais os problemas que estão a ser vividos no ensino superior. Ana Cruz assegura que "cada associação vai fazer um trabalho nesse sentido e a AAUBI não é excepção". A par da campanha ao nível de universidade a presidente da associação da UBI acredita que é possível realizar uma campanha em comum com outras universidades. Tentar o contacto directo com a tutela e se possível com o primeiro ministro é outro dos objectivos dos estudantes.