Ligação a Coimbra
Autarcas e IEP reúnem hoje

Autarcas da região e Instituto de Estradas de Portugal reúnem hoje, terça feira, para discutir o perfil da ligação a Coimbra.

Por Ana Maria Fonseca

 

Uma ligação "fundamental para o País", é assim que o vice-presidente da Câmara da Covilhã, Alçada Rosa, classifica a ligação a Coimbra, sublinhando a importância do perfil de Auto-Estrada. Uma via que representa "uma restruturação de todo o esquema rodoviário nacional que é extremamente importante", acrescenta, sublinhando que a futura ligação, caso tenha perfil de Auto-Estrada, pode desviar da IP5 muito trânsito, "descongestionando esta via, com vantagens para todos e com maior segurança", defende.
É esta a posição que será mantida pelos vários autarcas da região que se reúnem com o Instituto de Estradas de Portugal.
Miguel Nascimento, vereador do PS na Câmara da Covilhã considera que esta reunião será decisiva para que a ligação a Coimbra se faça com perfil de Auto-Estrada. "É urgente e necessária uma estrada desta natureza e desta dimensão", defende, principalmente quando se trata do transporte de doentes. "As ambulâncias passam por enormes dificuldades neste percurso", refere.