João Alves
NC/Urbi et Orbi


A Comissão de Utilizadores promete continuar atenta ao desenrolar do processo

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, Valente de Oliveira, volta a revelar que afinal, a questão da implantação das portagens nas auto-estradas do nosso País, não está tomada em definitivo.
Em declarações ao Diário de Notícias, no passado fim-de-semana, aquando da inauguração do troço do IP3 da variante a Castro Daire, o ministro disse que "a questão das portagens está em reavaliação completa. No devido tempo há-de haver uma exposição". Recorde-se em Julho, Valente de Oliveira, em entrevista ao Público, tinha dado como certa a implementação de portagens em várias auto-estradas do País, entre as quais a da Beira Interior, na qual residentes e investidores não iriam pagar, adaptando-se um sistema de Via Verde. Declarações que não caíram bem junto de autarcas, empresários e associações da Beira Interior, quer mais uma vez se insurgiram perante tal cenário. Entretanto, no dia 17 de Agosto, o Governo inaugurava o novo trço da A23, entre Belmonte e Guarda, e voltava a enfrentar um coro de contestação por parte da Comissão de Utilizadores da Auto-Estrada da Beira Interior (CUABI), bem como a insatisfação de alguns responsáveis autárquicos, como o presidente da Câmara de Belmonte, Amândio Melo, ou a vereadora da Câmara da Guarda, a social-democrata Ana Manso. Na altura, o secretário de Estado das Obras Públicas, Vieira de Castro, nem uma palavra disse sobre as portagens.
Agora, segundo um dos responsáveis da CUABI, Jorge Fael, esta nova tomada de posição de Valente de Oliveira, "não nos deixa mais descansados". Para Fael, estas novas declarações só mostram "a posição irreflectida tomada, no início, pelo Governo. Só demonstra que não sabia do que estava a falar". A Comisssão, no entanto, diz que via continuar atenta a todo este processo e em especial ao Orçamento de Esatdo para 2003, pois este terá que ter as verbas destinadas à conclusão da A23. O abaixo assinado contra as portagens continua a circular pelo distrito e, segundo Jorge Fael, já tem alguns milhares de assinaturas. A Comissão promete assim continuar a lutar para que se tenha uma via isenta de pagamento.
Mas outras iniciativas já estão marcadas, em concreto para o dia 6 de Outubro. É que o covilhanense José Almeida propõe-se a liderar uma corrida de estafetas entre a Guarda e a Covilhã, como forma de protesto, que culminará com a assinatura de uma petição a entregar ao Governo. Para Jorge Fael, esta iniciativa é vista com bons olhos e, iniciativas destas, "deve ter toda a população da Beira Interior".