Indignados com a antecipação das datas de concurso
Professores manifestam-se em Castelo Branco

 

Cerca de 30 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e educadores de infância manifestaram-se, na terça feira, 3, em frente ao Centro de Área Educativa (CAE) de Castelo Branco. Uma forma de mostrar a indignação sentida pela antecipação das datas de concurso de afectação do Quadro Distrital de Vinculação que passou de Setembro para Julho. Segundo o Sindicato de Professores da Região Centro este facto deu origem a que um elevado número de docentes, com muitos anos de serviço, fosse colocado em lugares distantes da sua residência ao contrário de outros que mesmo sendo menos graduados conseguem melhores colocações.
O Sindicato de Professores da Zona Centro (SPZC) também considera que o apuramento de vagas foi "desvirtuado" pelo CAE. Este sindicato lamenta que a graduação profissional dos docentes tenha sido posta em causa. O SPZC não esconde a sua surpresa quando soube este mês da existência de 85 novas vagas em escolas do 1º Ciclo nos principais centros urbanos. O sindicato considera que estas vagas deviam ter sido disponibilizadas em Julho pois nesta altura o número foi reduzido.
O SPZC culpa o CAE e o Ministério da Educação pelo sucedido e considera que tem de haver um apuramento de responsabilidades.