Auto-estrada da Beira Interior
Covilhã "ganha" acessos
no Canhoso e Hospital

Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


Os nós de acesso da Auto-Estrada da Beira Interior (A23), no Centro Hospitalar Cova da Beira e Parque Industrial do Canhoso, vão mesmo avante. Quem o anuncia é Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã. "Está definido o acordo de um braço comum e dois ramos. Um que irá entroncar na futura periférica à cidade e outro no Hospital", afirma Pinto. Estes dois ramais constituem uma "batalha" ganha para a autarquia covilhanense, já que este modelo foi desde sempre defendido por Pinto, ao contrário da solução apontada pelo Estado. Os nós de acesso no Canhoso e Hospital juntam-se, assim, aos já assegurados, um no Tortosendo e o da Ponte de Álvares.
No âmbito desta questão, Carlos Pinto adianta ainda que no próximo dia 20 de Outubro, Dia da Cidade, vai receber no Salão Nobre da edilidade, o secretário de Estado das Obras Públicas, Vieira de Castro e o presidente do Instituto de Estradas de Portugal (IEP), Pedro Serra. O encontro terá como finalidade a assinatura de um acordo respectivo ao nó de ligação da A23 ao Hospital, já que os restantes ficarão a cargo da empresa concessionária, a SCUTVIAS. Ainda relativamente a este ponto, o autarca covilhanense esclarece que "teve que se arranjar um esquema em a Câmara vai ser a dona da obra", contando, no entanto, com financiamento do IEP e fundos comunitários. "O que importa é que a solução defendida foi alcançada para satisfação geral de todos. É a vitória do bom senso", considera Carlos Pinto.
Esta decisão vem aniquilar a posição tomada pelo edil aquando o encontro ocorrido na Ponte Pedrinha, em Junho, onde Pinto ameaçava "barrar" as obras na Auto-Estrada, caso as suas reivindicações não fossem levadas avante.