Eduardo Brito, Carlos Pinto e Mário Alves estão de acordo quanto ao perfil do IC6
Seia, Oliveira do Hospital e Covilhã em sintonia
Auto-estrada para Coimbra
é " a única solução"


Os três autarcas não querem sofrer mais discriminações. Reivindicam a uma só voz perfil de auto-estrada no IC6, uma estrutura fundamental para os municípios serranos. A velha "luta" da Covilhã foi alargada a Seia e Oliveira do Hospital.


Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


"Nós não vamos tolerar outra solução que não seja a auto-estrada. Só aceitamos soluções para o futuro e que anulem os factores de discriminação de que temos sido vítimas". É esta a posição do presidente da Câmara Municipal da Covilhã sobre o traçado do IC6 (ligação entre a cidade serrana e Coimbra). Na última terça-feira, 10, um encontro sentou à mesma mesa os autarcas de Seia e Oliveira do Hospital, Eduardo Brito e Mário Alves, respectivamente, bem como dos directores de Estradas de Castelo Branco e Guarda, um representante do Instituto de Estradas de Portugal (IEP) e o autarca covilhanense. Para Pinto, a reunião foi "bastante positiva". "Obteve-se um consenso entre os municípios. Agora esperamos consequências ao nível do Instituto de Estradas e do Ministério das Obras Públicas", diz o edil covilhanense.
Os técnicos do IEP apresentaram "uma nova perspectiva de acessibilidades que têm a ver com as necessidades dos municípios", proposta essa que, segundo Pedro Menezes, do Instituto de Estradas, "terá que ir no sentido da alteração do Plano Rodoviário Nacional". Em declarações ao NC, este representante afirma que a "situação ainda está muito embrionária". "Este encontro serviu para auscultar as diversas entidades e estão-se a redefinir corredores", declara Menezes, salientando que "há ainda muitos estudos para fazer".
Satisfeito com o resultado do encontro estava também o presidente da Câmara de Seia. "Será uma mudança radical quer para a economia regional, quer nacional. Não somos nem mais nem menos que outras zonas do País. Somos um dos principais destinos turísticos e com grandes potencialidades no futuro", esclarece Eduardo Brito. A posição manifestada no final da reunião é bastante diferente daquela que o autarca tinha em Janeiro deste ano, para quem a defesa do IC6 podia trazer alguns prejuízos para o Maciço Central. "Esta proposta do IEP altera substancialmente essa ideia. É uma proposta que tem pernas para andar. Pode ser uma revolução que resolva o problema global das acessibilidades não só para o município de Seia, mas para todo o Maciço Central", afirma Eduardo Brito. Opinião partilhada por Mário Alves. Para o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital "o tempo de olhar para os concelhos como quintas já lá vai. Temos problemas comuns que precisam de ser solucionados e o das acessibilidades é, indiscutivelmente, um deles", defende o autarca.
Apesar da unanimidade entre os concelhos serranos na necessidade de dotar o IC6 com perfil de auto-estrada, as declarações proferidas pelo presidente do Instituto de Estradas de Portugal durante a inauguração do lanço Belmonte-Guarda da Auto-Estrada da Beira Interior não foram esquecidas. Recorde-se que para Pedro Serra "o Governo não pode fazer investimentos que não se justifiquem", uma alusão mais que evidente ao perfil de auto-estrada na ligação entre a Covilhã e Coimbra. Confrontado com esta hipótese, Carlos Pinto é peremptório: "Se se seguissem os parâmetros e pensamento de alguns responsáveis do IEP a Auto-Estrada da Beira Interior nunca tinha justificação", sublinhando que os três municípios vão "trabalhar no sentido de não permitir que se cometa um erro crasso de se estar a construir uma estrada para o futuro com base no fluxo do passado". Pinto espera, por isso, que a "posição do presidente do Instituto evolua" para que tudos os problemas sejam ultrapassados e formalizados na revisão do Plano Rodoviário Nacional.

"Coimbra tem tanto a ganhar como nós"

A presença da cidade de Coimbra nesta questão seria, segundo Eduardo Brito, "extremamente benéfica". Para o presidente da autarquia senense, Coimbra, ainda "que tenha olhado sempre para esta questão como algo menor, tem tudo a ganhar em fazer esta ligação à Serra". Também Carlos Pinto frisa as vantagens que cidade coimbrã teria com o perfil de auto-estrada. O edil covilhanense espera "chamar proximamente para uma reunião" o presidente da Câmara Municipal de Coimbra.
Depois desta reunião outras se seguirão. Ao mesmo tempo, assegura Pinto, os munícipios querem celebrar um documento com o Instituto de Estradas, por forma a "que daqui para a frente não haja mais dúvidas". Quanto aos túneis da Serra da Estrela, ainda que referenciados, foram colocados em segundo plano.