Associação Cultural apresenta projectos
Um ano cheio de actividades e incertezas

A Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) apresentou ontem, segunda feira, o plano de actividades para o ano lectivo que agora começa, os projectos e os moldes do Festival Internacional de Coros a realizar em 2005. Na apresentação do programa, Luís Cipriano teceu algumas críticas à Câmara Municipal e deixou o alerta para o facto de algumas actividades não se realizarem na Covilhã devido à falta de apoio da autarquia.

Por Catarina Rodrigues


A falta de apoios financeiros não coloca em causa a existência das iniciativas programadas, mas sim a sua realização na cidade da Covilhã.
O projecto Zéthoven continua apesar de confrontado com um problema de excesso de alunos. A escolinha do Zéthoven conta este ano com uma novidade. "Xuxa com notas" é uma actividade destinada a crianças a partir dos três anos e pretende através da aprendizagem musical conseguir um melhor desenvolvimento da capacidade motora e criativa da criança. Vai ser lançada a obra "Zéthoven e o ambiente" que inclui um Cd audio e um Cd-rom. Este trabalho pretende conjugar instrumentos feitos com materiais naturais vindos da Austrália. As novidades estendem-se à literatura. Para além dos habituais livros de partituras e da ficha técnica será lançado o "Livro de Histórias da Música", uma obra baseada em autores que se inspiraram na natureza para as suas criações musicais. Luís Cipriano frisa que o projecto Zéthoven só é possível devido ao apoio das Águas de Portugal.
"Musica nas Escolas" é outro dos projectos a ter continuidade. Conta com mais de 400 alunos provenientes das Escolas Primárias do Rodrigo, Santo António, Bairro Municipal e Vila do carvalho.
O Coro Misto da Covilhã tem programados oito concertos no concelho, 12 no resto do País e seis no estrangeiro. Mas, a realização dos concertos na Covilhã depende da existência do protocolo entre a associação e a autarquia. Caso isso não se verifique, Luís Cipriano afirma que "os concertos vão realizar-se, mas fora do concelho".
A digressão do Coro Misto à Coreia é agora uma das maiores preocupações do maestro Cipriano. Esta iniciativa teve, segundo o presidente da ACBI "uma preparação complicada", ao contrário do que se verificou na Alemanha onde tudo foi preparado atempadamente.
Quanto ao Coro dos Pequenos Cantores existe um protocolo diferente com a Câmara. Mas, Luís Cipriano diz que as actividades deste ano lectivo estão a começar e "ainda não foi pago o dinheiro referente ao ano passado". A última solução apontada pelo maestro é a desistência do Coro dos Pequenos Cantores e o surgimento do Coro Infantil da Beira Interior. Estas questões poderão hoje ser resolvidas durante a reunião de Luís Cipriano com o presidente da autarquia, Carlos Pinto.

Festival Internacional em 2005

O Festival Internacional de Coros a realizar em Outubro de 2005 é um dos principais objectivos da ACBI. O projecto tem lugar na Beira Interior e conta com a participação de dez coros internacionais que actuam de forma descentralizada por toda a região. Fundão e Vila Velha de Rodão já deram uma resposta positiva para acolher a iniciativa. Luís Cipriano não esconde um certo receio em assumir o compromisso para a realização do festival. O maestro teme que mais tarde os apoios agora prometidos acabem por faltar. Mas, o presidente da associação deseja um dia transformar o festival num concurso internacional.
A Associação Cultural pretende ainda desenvolver o projecto Arte Beira. A iniciativa realizou-se o ano passado em cinco concelhos. Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Sabugal e Vila Velha de Rodão foram localidades onde os espectáculos realizados tiveram lotação esgotada. Este ano o projecto Arte Beira pode ser alargado a outros locais de forma a transmitir cultura às populações que nem sempre lhe têm acesso.