José Sórates considera que "toda esta situação é uma consequência da política económica errada do actual executivo"
Sócrates e Serrasqueiro analisam sector têxtil
Deputados do PS visitam empresas em crise

A crise que o sector têxtil atravessa foi o motivo da deslocação dos deputados do PS à região centro. A situação preocupa os políticos da oposição que não pouparam críticas ao Governo.


Por Catarina Rodrigues


José Sócrates e Fernando Serrasqueiro, deputados do PS eleitos no círculo eleitoral de Castelo Branco, visitaram ontem a Carveste e a Nova Penteação, duas das empresas atingidas pela crise do sector têxtil que atravessa o distrito.
A visita serviu para acompanhar de perto as dificuldades e prestar a ajuda possível. José Sócrates não poupou críticas ao governo e salienta que "toda esta situação é uma consequência da política económica errada do actual executivo". Os deputados defendem que a indústria têxtil e nomeadamente o sector das confecções deve ser acompanhado com mais atenção já que representa um papel importante para a economia regional e até nacional. A Carveste e a Nova Penteação são duas grandes empresas da região que vêem a sua vida complicada. Uma situação que pode atingir centenas de trabalhadores. Sócrates adiantou que os deputados socialistas eleitos em Castelo Branco vão pedir uma audiência ao ministro da Economia a quem pretendem transmitir uma imagem real da situação difícil vivida pelas empresas.
A visita a estas unidades fabris terminou com uma reunião com o Sindicato Têxtil do distrito. Para Luís Garra, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sector Têxtil da Beira Baixa, tratou-se de um encontro institucional igual a outros realizados com deputados de diferentes partidos políticos. Garra acredita que a partir destas iniciativas sejam encontradas respostas para os problemas existentes. Mas, o presidente do sindicato lembra que "nada substitui aquilo que deve ser a intervenção dos trabalhadores". O líder sindical defende que todos os operários se devem unir e lutar pelos seus interesses.