Agência Espacial Europeia promoveu iniciativa
Alunos da UBI foram astronautas em Bordéus

Por Catarina Rodrigues


Estudar o comportamento do fumo na ausência de gravidade foi o objectivo que levou quatro alunos e três professores da Universidade da Beira Interior (UBI) e da Universidade do Minho (UM) a participarem no programa da Agência Espacial Europeia (ESA) "Student Parabollic Flight Campaign".
Nos dias 11 e 12 de Setembro a única equipa portuguesa que participante realizou voos parabólicos a bordo de um Airbus 300. Hugo Costa, aluno de Física Aplicada e Daniel Cruz, aluno de Física e Química na UBI aliaram-se a Rui Gomes e Tiago Pires, alunos de Engenharia Têxtil da UM e fizeram parte de um lote de 30 equipas seleccionadas entre 100 concorrentes.
Os voos tiveram lugar em Bordéus onde os portugueses puderam de concretizar a experiência "Space without Smoke" e flutuar como se estivessem em órbita. A intenção foi estudar o comportamento do fumo em situações de gravidade zero.
O trabalho de preparação contou com a colaboração dos professores António Souto e Helder Carvalho da UM e João da Providência da UBI. O docente da UBI não pôde estar presente no dia dos voos mas assegura que "estas experiências são importantes porque as pessoas que nelas participam adaptam-se à vida no espaço e fazem novas descobertas nesta área".
Após a experiência, Hugo Costa afirmou que "experimentar a gravidade zero é uma sensação de liberdade". O aluno da UBI diz que após digerir este momento de "loucura" a equipa vai reunir e discutir o que se passou na experiência. Até ao momento ainda não foi tirada qualquer conclusão do trabalho realizado, mas Hugo Costa assegura que "os resultados são interessantes e diferentes do que se esperava".