José Carlos Aleixo

A Saúde das nossas cidades


Temos à porta mais um evento que pretende sensibilizar a opinião dos Portugueses para com o meio ambiente, trata-se do Dia Europeu "100" Carros! De facto tenho de concordar com este tipo de iniciativas embora faça o mesmo que muitos: não participo! Pelas palavras do Presidente Chirac aquando da última Cimeira da Terra: "a nossa casa está a arder e nós olhamos para o lado, distraídos". De facto não podia concordar mais! Muitas são as iniciativas mas poucos vão sendo os progressos. Este ano são 65 os municípios portugueses que acordaram com o ministro das Cidades, Isaltino Morais, participar no dia Europeu Sem Carros, no próximo 22 de Setembro, mas nada de Covilhã e Castelo Branco! Apenas o Fundão e a Guarda irão participar como representantes da nossa Beira Interior.
Temos de acordar e perceber em que alhada nos estamos a meter e qual será a herança que vamos legar aos nossos filhos? Um ambiente cada vez mais poluído, até mesmo a nível sonoro? Basta experimentar e frequentar uma das artérias da Covilhã em hora de ponta. Quantas vezes já desisti de ir, a pé, desde a UBI até à Garagem de São João pois o ar é insuportável! E são apenas 10 minutos de caminho! Tudo isto me faz lembrar o tabaco e até mesmo uma das modas mais recentes: o telemóvel! Quase todos temos consciência dos seus perigos mas não (des)ligamos. E quem é que hoje em dia prescinde de usar um telemóvel? Eu apenas me livrei do tabaco, embora tente sempre fazer um uso racional do telemóvel. Mas quando chegamos ao automóvel, está tudo estragado!

Há que ter força e determinação necessárias para inverter esta situação que se aproxima de caótica (vejamos como exemplo as graves alterações climatéricas que também já se aproximaram da Europa) e dar outro rumo à vida das nossas cidades. Porque não apostar em criar uma zona da cidade, fechada ao trânsito automóvel e apenas acessível a veículos não motorizados, a transportes públicos eléctricos (ou de qualquer outro tipo, não poluente) assim como a transportes de cargas e descargas devidamente controlados?

Pensemos no imediato para podermos salvar e proteger a vida dos nossos filhos na casa que Deus nos deu. Acho que vale a pena pensar um pouco melhor nisto.