Uma hora entre a ordem e o caos

PLASTIC FANG

Jon Spencer Blues Explosion

Matador | 2002


Por Alexandre Silva

O longo de uma década, e seis álbuns, os guitarristas Jon Spencer e Judah Bauer e o baterista Russell Simins provaram que a mistura entre o Rock o Blues e o Punk não tem que ser necessariamente uma amálgama de ruídos sem sentido e que a fusão dos três pode, até, ser charmosa, atraente, sensual. Contudo não é o caso de Plastic Fang. Não na sua totalidade, em todo o caso.
O último trabalho do trio nova-iorquino assemelha-se um pouco ao romance de Louis Stevenson "Dr. Jeckyl and Mr. Hyde". Ora evoluído e sofisticado como o médico, ora selvagem e à beira do descontrolo total como o monstro. Uma comparação muito a propósito uma vez que toda a temática do disco, inclusive as ilustrações de capa, aludem para histórias de terror, lobisomens e vampiros.
É certo que à primeira audição o ouvinte é arrebatado por aqueles ritmos do bom velho rock n' roll, mas, aos poucos, o caos toma o lugar das melodias e Plastic Fang torna-se num daqueles álbuns para ouvir de longe a longe. Principalmente para quem tem na estante os anteriores trabalhos do colectivo "Crypt Style" (1992), "Extra Widths" (1994), ou "Now I Got Worry" (1996).