Pelo IC6 com perfil de auto-estrada
Autarcas continuam a lutar

O perfil do IC6 volta a estar em cima da mesa no encontro entre autarcas e o Instituto de Estradas de Portugal. Às Câmaras da Covilhã, Oliveira do Hospital e Seia vão juntar-se Coimbra, Manteigas e Gouveia.

Por Catarina Rodrigues


Está agendada para o próximo dia 25, quarta feira, uma nova reunião sobre o perfil do IC6. O encontro conta com a presença dos presidentes das Câmaras da Covilhã, Oliveira do Hospital e Seia, que já participaram numa primeira reunião realizada no passado dia 10, com representantes do Instituto de Estradas de Portugal (IEP). A estes vão ainda juntar-se autarcas de Coimbra, Manteigas e Gouveia. Segundo o edil covilhanense "todos confirmaram a sua presença no encontro".
Os autarcas da região defendem que o IC6 deve ser construído com perfil de auto-estrada e nem querem ouvir falar de outra solução. Carlos Pinto esclarece que "o objectivo é conseguir uma estrada com duas vias em cada sentido, com separador central que assegure a velocidade de 120 quilómetros e a segurança na deslocação com rapidez". O presidente da Câmara da Covilhã mostra-se indiferente com o nome que seja atribuído a esta nova via já que "o importante são as suas características".
Os autarcas da região consideram o IC6 uma via fundamental de ligação entre o interior e o litoral e não abdicam da sua pretensão por uma estrada com quatro faixas de rodagem. O IEP ainda não está convencido da importância deste traçado pelo que se esperam novas decisões e um possível consenso na próxima reunião.

Isaltino Morais contra portagens no Interior

"Quem vier no sentido da tese dos que aqui habitam, vem por bem e é de saudar". Palavras de Carlos Pinto face à posição de Isaltino Morais assumidamente contra as portagens no interior do País.
Em declarações ao jornal "Público", na passada quinta feira, 19, o ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente contrariou a posição do seu colega de Governo Valente de Oliveira. Isaltino Morais considera que as auto-estradas do interior devem ser gratuitas enquanto forem "um factor de desenvolvimento de uma região".
A posição do ministro deixou os autarcas locais satisfeitos já que consideram ser um passo em frente nesta matéria. Recorde-se que Isaltino Morais tem um papel importante na questão do IC6. Mesmo que o IEP concorde com o novo perfil da estrada, a decisão final para aprovação das alterações da via cabe ao ministro que tutela a pasta das cidades.