Durante as férias, foram 43 as crianças que participaram no projecto
Reagir promove festa do ATL
Crianças mostram talentos escondidos

Tiago e Ana Filipa são algumas das crianças que se juntaram no ATL de Verão do projecto reAgir. Dar resposta aos pais na época de férias foi o principal objectivo dos "raios de Sol".


Laura Sequeira
NC/Urbi et Orbi


"Temos capacidade para fazer muito mais por estas crianças", refere Catarina Caldeira, coordenadora do projecto reAgir que realizou uma festa do final do Verão na passada quinta feira, 12, nas instalações do Oriental de S. Martinho.
A dança, o canto e algumas palavras de ordem que os "miúdos" acham importantes subiram ao palco. Os talentos escondidos das crianças que frequentaram o ATL de Verão do projecto reAgir foram mostrados aos pais.
"Os raios de Sol" é o nome do programa que juntou 43 crianças e jovens durante as férias, quando os pais não podiam estar com elas. Hugo Andrade, animador cultural do projecto reAgir, explica que a ideia de começar com este ATL apareceu com o intuito de "tirar estas crianças da rua e dar respostas aos pais na época das férias".
Dos quatro até aos 15 anos, todos se empenharam nas diferentes tarefas que lhes eram propostas. As traquinices não foram postas de parte, mas para isso os animadores tinham o antídoto: "temos que descer até eles, entrar no jogo, enfim, ser um pouco como eles", afirma Hugo Andrade.
As actividades do Verão passaram por uma visita às piscinas de Idanha-a-Nova, caminhadas à serra, visitas ao jardim, actividades desportivas e culinária. Tiago Santos tem 12 anos e já ajudou a confeccionar um bolo que foi servido na festa. "Este Verão foi melhor que o do ano passado", confessa Tiago que, em casa, já faz o seu próprio almoço.
Ana Filipa Santos, com sete anos, diz que a passada sexta feira foi o seu melhor dia. Ainda não aprendeu a cozinhar, mas como o ATL vai continuar pode ser que na próxima festa já faça um doce.
Para os pais este projecto também foi bom. Maria Teresa Ferreira, mãe de um menino que frequentou o ATL, desabafa que sentia que o seu filho estava bem. "Notei bastante diferença nele, ficou mais meiguinho", esclarece.
A iniciativa desenvolve-se há dois anos e, este ano, é para continuar. Hugo Andrade explica que nos anos anteriores tiveram que interromper as actividades, mas este ano "vamos dar resposta aos pais e vamos continuar com o ATL durante todo o ano escolar", afirma o animador cultural.
"Os raios de Sol" ajuda "sobretudo crianças carenciadas da área de S. Martinho e Santa Maria. Temos crianças com problemas a nível de insucesso escolar, outros problemas psicológicos, que vamos apoiando também", explica Catarina Caldeira.