José Flávio é o responsável pela realização deste trabalho
Condições de segurança do concelho analisadas
Locais públicos passados a "pente fino"

Escolas, centros de dia e outros locais públicos vão ser analisados em termos de segurança. O trabalho está a cargo do comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã.


Por Catarina Rodrigues


A Câmara Municipal da Covilhã vai fazer um diagnóstico sobre as condições de segurança em todas as freguesias do concelho. No prazo de um ano, um ano e meio todos os locais públicos serão analisados. Escolas, mercados, centros de dia, zonas industriais, vias de comunicação e zonas históricas vão ser alvo de uma "radiografia exaustiva". A garantia foi dada pelo presidente da autarquia Carlos Pinto na última reunião do executivo.
Esta análise realiza-se no intuito de verificar os meios existentes e descobrir as medidas necessárias para reforçar a segurança de pessoas e bens.
O trabalho vai ser entregue ao comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, que segundo Carlos Pinto "tem a experiência do dia a dia e é um estudioso sobre esta matéria". José Flávio será o único responsável pelo levantamento de dados. A própria rede hidráulica, as áreas florestais e até auto-estrada podem ser alvo de uma avaliação. O Comandante considera que "este é um projecto muito importante que resulta da sensibilização da autarquia com a segurança no concelho". Segundo José Flávio vão ser definidos todos os núcleos de risco e atribuída uma avaliação de um a cinco a cada área analisada.
O investimento nesta iniciativa ronda os dois mil contos e visa conhecer quais os equipamentos necessários para a segurança do concelho. Carlos Pinto explica que "este diagnóstico vai também permitir tomar as medidas necessárias do ponto de vista dos acessos em núcleos urbanos e rurais". O presidente da autarquia conclui dizendo que "os resultados da investigação vão ajudar a actuar de forma correcta e preventiva quando necessário".