Instituto Politécnico com 388 vagas por preencher
Enfermagem é o curso com mais alunos

NC/Urbi et Orbi


62 por cento das vagas foram preenchidas no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). Na primeira fase de colocação do Ensino Superior ficaram colocados na sede do distrito 652 alunos, cerca de 62 por cento das vagas. 12 dos 28 cursos ministrados neste estabelecimento de ensino já não têm vagas por completar. No ano passado metade das vagas ficaram por preencher.
Enfermagem é o curso que mais alunos vai receber. As vagas disponíveis, 70, foram preenchidas na totalidade e a média ficou nos 15,4. Engenharia Biológica e Alimentar recebe 60 "caloiros". Este curso foi uma nova aposta do Instituto Politécnico que, a avaliar pelo número de vagas completas, está a ter bons resultados. As outras apostas foram Marketing e Recursos Humanos, ambos com as vagas todas preenchidas.
Ensino Básico, Português e Francês foi o único curso que não vê nenhum aluno entrar. Com 20 vagas ainda abertas, a segunda fase pode vir a recolher alguns "caloiros".
No IPCB há quatro cursos com média inferior a 9,5. Engenharia Informática e das Tecnologias de Informação, Engenharia Informática, Engenharia Electrotécnica e das Telecomunicações e Engenharia Civil têm notas que vão desde os 8,2 até aos 9,2. Em todos estes cursos o número de vagas não foi totalmente preenchido.
Os cursos com menos de dez alunos também estão presentes no IPCB. Quatro, entre os quais duas engenharias e dois cursos de ensino, têm menos de uma dezena de vagas completas para a primeira fase de colocação no Ensino Superior.
O curso que atingiu a média mais alta foi Fisioterapia, com 16,7 e as 25 vagas foram todas preenchidas.