O tema das portagens na A23 parece longe de ter um fim à vista
Isaltino preocupado com qualidade de vida das pessoas
Portagens gratuitas nas auto-estradas do Interior

O ministro do Ambiente, Isaltino Morais, revela-se a favor de uma discriminação positiva para o Interior. Os autarcas ficam satisfeitos. A comissão de utilizadores desconfia.


Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


Isaltino Morais, ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, defende que a circulação automóvel nas auto-estradas do Interior deve ser gratuita. "Eu não estou a pensar no orçamento, estou a pensar na qualidade de vida das pessoas", manifestava o ministro, na edição de quinta-feira, 19, do jornal Público. No entanto, esta posição de Isaltino Morais choca com as intenções do ministro das Obras Públicas. Recorde-se que Valente de Oliveira admitiu a introdução de portagens nas SCUT's do Interior, das quais consta a Auto-Estrada da Beira Interior (A23). "Enquanto pudermos considerar uma via de comunicação como um factor prioritário de desenvolvimento de uma região, não deve haver portagens", declara o governante, justificando que, pelo menos nos primeiros anos, essa realidade não vai ser aplicada. Até porque, "numa primeira fase", as SCUT´s do Interior "não são rentáveis" e que terá que "haver sempre um esforço do Estado".
As reacções não se fizeram esperar. Manuel Frexes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, considera que o "bom senso" imperou. "Foi com muito agrado e alegria que ouvi as declarações de Isaltino Morais", afirma Frexes, salientando que com esta posição o ministro das Obras Públicas, Valente de Oliveira, "vai ter muita dificuldade para que a sua proposta passe em Conselho de Ministros" já que um outro ministro, o das Cidades, discorda. "Fiquei muito entristecido com a cegueira do Governo quanto a esta questão, tão importante para toda a Beira Interior", acrescenta o autarca.
Da parte do presidente da Câmara Municipal da Covilhã, esta posição de Isaltino Morais é bem vinda, até porque, para Carlos Pinto, "quem vier no sentido da tese dos que aqui habitam, é de saudar".
Já para a Comissão de Utilizadores da Auto-Estrada da Beira Interior (CUABI), as declarações de Isaltino Morais são recebidas com algumas reticências. "Enquanto não virmos as coisas perto no branco, não vamos desistir. Tem havido uma grande trapalhada nas várias declarações do Governo quanto a esta matéria", advoga Jorge Fael. Por isso, garante a CUABI e porque, para além das portagens, existem outros problemas, como os acessos à A23, "não vamos desmobilizar dos nossos objectivos".
Também José Robalo, presidente da Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL), se congratula com tal posição. "Este ministro uma visão mais no sentido do desenvolvimento regional, enquanto que Valente de Oliveira olhava para a questão de uma maneira economicista", declara Robalo, convencido de que o "bom senso vai imperar, para o bem da Região".