Por Ana Maria Fonseca


Ladislav Smercek apresentou aos alunos de Engenharia Aeronáutica da UBI o curriculo desta licenciatura na Universidade de Glasgow

A mudança no currículo de aeronáutica dos estudantes da Universidade de Glasgow começou com novas exigências vindas do mercado. Ladislav Smrcek esteve na UBI para mostrar a metodologia inovadora usada nessa Universidade onde lecciona.
"Tivémos de reagir porque as exigências da sociedade aeronáutica foram no sentido de implementar disciplinas de design durante todos os anos do curso", refere.
Foi isso que fizeram os responsáveis pela licenciatura, acrescentando disciplinas onde os estudantes têm de falar em público sobre os projectos que desenvolvem, no sentido de melhorar a capacidade comunicativa. "Fizemos uma pesquisa que indicava que os estudantes estavam em falta em aspectos como capacidade de comunicação. Todos os anos estes grupos têm de apresentar o seu trabalho, e têm de comunicar e explicar aos outros alunos o que fizeram, e o que conseguiram", comenta.
O mesmo aconteceu na melhoria das competências do trabalho em equipa, que é proposto também durante os cinco anos da licenciatura.
"Sem dúvida que na vida profissional as pessoas precisam de saber comunicar e de trabalhar em equipa. Também é preciso implementar as matérias fundamentais para o produto, para o programa de design. Isso é exactamente o que queremos fazer", salienta, falando sobre o novo programa de estudos implementado no ano passado, que também inclui cadeiras de design durante todo o curso.
O docente abordou o desempenho de Aeronaves no projecto conceptual para cerca de 20 alunos da licenciatura em aeronáutica da UBI.