Rui Ribeiro fez um estudo sobre como é feita a educação para a cidadania
Estudo da área educativa da Beira Baixa
Escolas Secundárias da região analisadas

Rui Ribeiro estudou várias escolas secundárias da região no intuito de descobrir como é feita a educação para a cidadania dos alunos. O docente acabou por descobrir algumas diferenças entre as letras e as ciências.



Por Catarina Rodrigues


"Indicadores de Socialização: Contributo para o estudo da Educação para a cidadania no Ensino Secundário" foi o tema apresentado por Rui Ribeiro nas suas provas de mestrado que decorreram no passado dia 20.
O docente da UBI fez um estudo exploratório na área educativa da Beira Baixa. Analisou várias escolas secundárias de Castelo Branco, Covilhã e Fundão e tentou formular algumas hipóteses para verificar em que sentido se orientavam os valores dos alunos. "O objectivo foi descobrir dados que permitissem inferir sobre a educação para a cidadania", explica Rui Ribeiro.
O autor da tese admite ter chegado a "algumas conclusões interessantes". As diferenças existentes entre alunos de agrupamentos cientifico-naturais e de letras e humanísticas foi um dos pontos referidos na apresentação da dissertação. Rui Ribeiro frisa que "a codificação é mais clara nos alunos de letras do que nos alunos de ciências".
Para o docente da UBI, a educação para a cidadania passa muito por actividades lectivas. Ou seja, é sobretudo na interacção entre o professor e o aluno que se concretiza essa formação. "As áreas disciplinares abordadas têm aqui um papel importante", refere.
Rui Ribeiro considera fundamental estudar o problema da matemática. Para o docente é necessário estudar os problemas lúdicos e de estratégia da disciplina. Mas, antes é preciso estabelecer aquilo a que chama "um projecto de reconciliação dos alunos com a disciplina".
O arguente das provas foi Manuel Gonçalves Barbosa da Universidade do Minho e a nota atribuída ao trabalho de Rui Ribeiro foi Muito Bom.