O encontro contou com a presença de investigadores nacionais e estrangeiros
Entre a literatura e a filosofia
Pensamento de Montaigne em discussão

A troca de ideias e a discussão viva entre participantes foram o ingrediente principal das jornadas realizadas nos dias 27 e 28 de Setembro na UBI. O encontro ficou marcado pelas várias perspectivas em que os investigadores actuais vêem Montaigne.


Por Catarina Rodrigues


Montaigne, considerado por muitos um vulto da literatura, criador do género ensaio foi também um filósofo importante por ter conseguido dar uma nova vida ao cepticismo antigo. Este motivo foi o ponto de partida para a realização das jornadas "O Cepticismo e Montaigne", uma iniciativa organizada pelo Instituto de Filosofia Prática em parceria com o Departamento de Comunicação e Artes.
Foram convidados vários investigadores nacionais e estrangeiros que em conjunto com docentes e alunos trocaram ideias e discutiram as comunicações apresentadas. O número de estudos crescentes sobre a dimensão filosófica da obra deste autor e as diversas questões relacionadas com o cepticismo dominaram os debates. Um dos momentos altos do encontro foi proporcionado por Philip Hendrick da Universidade de Ulster. Com o tema "Montaigne and Sebond: Scepticism, Faith ans Imagination", o irlandês levantou uma acesa polémica. O professor vê em Montaigne um criador literário. Considera que este autor traduzia obras do latim e acrescentava ideias que no fundo eram produto da sua grande imaginação. "Uma obra situada no campo da literatura e não da filosofia". Com esta explicação Philip Hendrick provocou um saudável discussão que permitiu expor outros pontos de vista.
Segundo Rui Bertrand, responsável pela iniciativa realizada na UBI, "nestas jornadas procurou-se sobretudo ver como o Cepticismo e Montaigne se iluminam um ao outro". O docente da UBI acredita que "este é um tema de actualidade que interessa não só aos professores como também aos alunos". O tema da apresentação feita por Rui Bertrand foi "O conceito da ataraxia nos Pirrónicos antigos e em Montaigne".
O colóquio contou ainda com as apresentações de Alain Legros da Universidade de Tours, Hervé Baudry da Universidade de Coimbra, António Marques, Diogo Pires Aurélio, Maria Filomena Molder e Maria José Vaz Pinto da Universidade Nova de Lisboa.
Este encontro surgiu no seguimento de um primeiro dedicado ao pensamento de Carl Schmith que se realizou nos dias 24 e 25 de Maio. As próximas jornadas organizadas pelo Instituto de Filosofia Prática vão ter lugar na UBI nos dias 6 e 7 de Dezembro sob tema "Filosofia e Comunicação".