Vereador da oposição propõe
Cartão Municipal da Juventude

O vereador socialista fez uma proposta ao executivo no intuito de beneficiar os jovens entre os 18 e os 30 anos. O Cartão Municipal da Juventude é ainda uma ideia mas, Miguel Nascimento pretende torná-lo uma realidade.

Por Catarina Rodrigues


Miguel Nascimento propôs, na última reunião do executivo, o lançamento do Cartão Municipal da Juventude. O único vereador da oposição na Câmara Municipal da Covilhã adianta que esta medida visa atenuar os problemas dos jovens numa altura em que toda a conjuntura política lhes é desfavorável.
O vereador do Partido Socialista explica que "esta proposta não pretende ser uma cópia do Cartão Municipal do Idoso". Trata-se de uma medida que, segundo Miguel Nascimento, pode ser tomada através do pelouro da cultura em parceria com instituições do concelho e vários estabelecimentos comerciais. O objectivo é conseguir benefícios para jovens entre os 18 e os 30 anos, na ordem dos 50 por cento de desconto, em artigos de desporto, moda e música. Para o vereador socialista, "este cartão poderia ainda permitir descontos na entrada para actividades culturais e desportivas que a própria Câmara Municipal promove".
A proposta do Cartão da Juventude não passa ainda de uma ideia que foi apresentada. Mas, Miguel Nascimento considera que "esta medida não traz custos significativos para a autarquia". A maioria do executivo decidiu que a proposta precisa de ser estudada uma vez que o seu conteúdo atravessa pelouros como a juventude, a cultura e a acção social. Para Alçada Rosa, vice-presidente da Câmara, a ideia de Miguel Nascimento "configura uma boa intenção, agora é preciso analisar a sua aplicação prática".




Isenção de Sisa para jovens casais



Todos os jovens entre os 18 e os 35 anos que pretendam adquirir a sua primeira habitação própria e permanente podem dirigir-se às finanças, certificar o seu pedido e fazer um requerimento à Câmara para serem isentados do imposto de Sisa. O alerta foi dado por Miguel Nascimento a propósito de um diploma que o governo PS aprovou em 1999. No referido diploma consta uma artigo relacionado com a isenção de Sisa na compra da primeira habitação. Segundo o vereador socialista, "a isenção deste imposto não vai resolver os problemas dos jovens, mas vai auxiliar".
Alçada Rosa explica que "esta lei vai ser aplicada quando houver pedidos nesse sentido, por parte dos munícipes".