Primeira fase das obras vai avançar
Zona Histórica requalificada

A freguesia de Santa Maria vai receber a primeira fase de requalificação da zona histórica da cidade. As obras vão dividir-se em mais duas fases e devem estar concluídas dentro de três anos.

Por Catarina Rodrigues


Foi aprovado um plano para a restruturação de toda a zona histórica da Covilhã. A primeira fase das obras de renovação já está definida. Segundo Alçada Rosa, "os técnicos da Câmara juntamente com os do ministério chegaram à conclusão que era mais vantajoso distinguir zonas de intervenção". Santa Maria vai ser a primeira área onde as obras vão decorrer ao longo de um ano e meio. Depois será a vez da Judiaria e posteriormente as obras vão avançar para a restante zona histórica da cidade.
O orçamento ronda um milhão e 200 mil euros. Segundo o vice-presidente da Câmara "vai haver toda uma revalorização da área abrangida". Uma parte já está feita e diz respeito à pavimentação das ruas. A reposição da calçada tradicional vai continuar. "O arranjo das fachadas é também uma etapa importante e vai tornar o espaço mais aprazível", refere Alçada Rosa. Mas, recuperar a traça original área abrangida não é o único objectivo da requalificação. Vai também proceder-se à substituição das redes de água, esgotos, electricidade e gás.
As três fases das obras que vão requalificar a zona histórica da Covilhã devem estar concluídas dentro de três anos.