A peça está em cena na Sala de Estúdios do Teatro das Beiras até ao dia 19 de Outubro
"Os Vizinhos" de Vinaver no Teatro das Beiras
História de uma amizade


O Teatro das Beiras estreou a sua mais recente produção. A peça encenada por Luís Varela conta os altos e baixos da relação existente entre vizinhos. Depois de vários desentendimentos o valor da amizade e o respeito pelo outro acabam por vencer.


Por Catarina Rodrigues


Duas famílias vivem lado a lado e partilham praticamente tudo. Trabalham e lutam contra as dificuldades do dia a dia. Dão-se bem mas, a determinada altura tudo é posto em causa quando se dá um roubo com contornos estranhos. A desconfiança e o descrédito acabam por perturbar a relação existente até então. Mas, apesar de tudo a amizade acaba por vencer.
"Os Vizinhos" de Michel Vinaver é a mais recente produção do Teatro das Beiras. A peça estreou a 3 de Outubro e tem como encenador Luís Varela que trabalha pela primeira vez com esta companhia. O espectáculo foi conseguido em seis semanas. "Um desafio gratificante", salienta o encenador que considera Michel Vinaver o maior autor dramático contemporâneo. Varela é o único em Portugal a encenar peças do escritor francês. "Continuo a ser o solitário encenador de Vinaver", desabafa.
A representação está a cargo de três actores residentes da companhia do Teatro das Beiras, Alexandre Barata, Maria Marrafa e Hugo Caroça. Para completar o elenco foi convidado o actor Victor Santos que não esconde que "à partida houve alguma dificuldade em perceber o texto original de Vinaver". O texto do escritor francês, considerado o Tchekhov dos tempos modernos não é de leitura fácil e imediata. É um texto compartimentado, constituído por várias cenas. Cada uma reflecte um período de dez anos. Victor Santos está tal como o encenador a trabalhar pela primeira vez com o GICC. Desconhecedor do público da Covilhã, considera que "a reacção dos espectadores ainda é uma surpresa". Victor Santos conta com cerca de 30 anos da sua vida ligados ao teatro. Passou por várias companhias do País e sempre recusou fazer telenovelas. Segundo diz "no mundo do teatro há um fascínio especial e esta peça do Vinaver é um exemplo disso".
"Os Vizinhos" vão estar em cena na Sala de Estúdios do Teatro das Beiras até 19 de Outubro, à excepção de domingos e segundas-feiras. No dia 10, a peça vai contar com a presença de um espectador especial. Vinaver vem à Covilhã assistir ao resultado de um trabalho que tem por base um texto de sua autoria.