Filial de Pinhel atingida pela crise
Rhode dispensa 424 trabalhadores

A segunda maior empresa do distrito vai mandar para casa, já a partir de 21 de Outubro, 424 trabalhadores. A medida vem no seguimento da dispensa temporária de quase mil empregados da "empresa-mãe", em Santa Maria da Feira.

NC/Urbi et Orbi


A filial de Pinhel da empresa de calçado Rhode vai começar a dispensar trabalhadores já a partir do dia 21 deste mês. A dispensa é agora confirmada, depois da empresa, há três semanas atrás, ter anunciado medidas de "lay off" (dispensa temporária) até um mês, de quase mil empregados na sede, em Santa Maria da Feira.
O sistema alternativo ao despedimento vai envolver 424 dos 625 operários da filial, divididos em dois turnos de duas semanas cada. Tal anúncio foi feito ao trabalhadores na sexta-feira, 27 de Setembro, pelo Relações Públicas da Rhode, o qual diz que "foi aceite com compreensão". Sidónio Lamoso considera que a segunda maior empresa do distrito da Guarda está a "sofrer as consequências dos problemas económicos internacionais, dificuldade nas vendas do produto e excesso de stock, mais visíveis no calçado de tipo roflex". Aplicado pela primeira vez em Pinhel, o sistema de dispensa temporária é, segundo aquele porta-voz, "a melhor solução, em termos orgânicos". "Apesar de haver prejuízos para ambas as partes, empresa e operários, é a medida preferível para evitar despedimentos", assegura Sidónio Lamoso, garantindo que, apesar da crise mundial, "não existe qualquer risco da Rhode fechar em Portugal, pois o corte e costura do calçado são apenas feitos no País, sendo que a Alemanha e Áustria se dedicam aos acabamentos".
Os trabalhadores de Pinhel, enquanto estiverem dispensados, vão continuar a receber o equivalente ao salário mínimo nacional ou dois terços do seu ordenando, tal como está previsto pela Lei.