Laura Sequeira
NC/Urbi et Orbi



Classificar o património ligado à pastorícia é um dos objectivos da iniciativa

"Um exemplo de força da cultura tradicional". É assim que Paulo Fernandes, vereador da Cultura da Câmara Municipal do Fundão, caracteriza a candidatura das Rotas da Transumância nos concelhos do Fundão, Idanha-a-Nova e Penamacor ao Programa Interreg III, de financiamento de projectos comuns entre Portugal e Espanha.
O Teatro Clube de Alpedrinha foi o palco escolhido para a apresentação do projecto de candidatura das Rotas de Transumância, que decorreu no passado sábado, 28. "A dificuldade de classificar o património, em especial este que é ligado à pastorícia", fez com que o projecto avançasse. A explicação foi dada por Paulo Fernandes que considera que esta iniciativa "é uma nova forma de definir territórios". A colaboração com Espanha foi, segundo o vereador fundanense, uma forma de "encontrar parcerias territoriais e de enriquecer uma ideia inicial de cariz cartográfico".
Os três concelhos reuniram-se em torno de objectivos comuns. "A comunicação entre territórios, a troca de ideias, a promoção de novas funções que são importantes para os concelhos e o encontro com novas formas de financiamento" são os pontos que juntaram Fundão, Idanha-a-Nova e Penamacor.
Identificação, preservação e divulgação dos territórios são os objectivos traçados pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Armindo Jacinto, vereador desta autarquia, defende que é importante preservar a vida e as memórias dos pastores. Já a Câmara Municipal de Penamacor salienta a aposta na requalificação das freguesias do Sul, que "estão mais ligadas a este projecto". A autarquia pretende ainda contribuir para a preservação de algumas raças ovinas que se encontram em vias de extinção.
Fernando Paulouro, que encerrou a sessão, classifica a iniciativa como "um excelente projecto que traz a memória ao encontro dos costumes".

 






Alpedrinha ouve chocalhos



"Os objectivos estão cumpridos", salienta Francisco Roxo, presidente da Junta de freguesia de Alpedrinha, quando se refere ao Festival dos Caminhos da Transumância. O presidente da Junta afirma que "toda a população de Alpedrinha está nesta festa do Chocalho".
Os Chocalhos 2002 começaram, em Alpedrinha, com a actuação dos "Campânula Hermini", um projecto que tem por base um grupo de percursão. Os espectáculos tiveram início no passado dia 26 de Setembro e decorreram até dia 29. Com organização conjunta da Câmara Municipal do Fundão, Junta de freguesia, Junta de freguesia de Capinha e Alpedrinha, o festival contou ainda com a presença dos Gaiteiros de Lisboa, que actuaram na noite de 28.
Para além dos espectáculos musicais, este festival contou ainda com um cortejo onde os pastores da região, trajados a rigor, tiveram a árdua tarefa de conduzir um rebanho pelas ruas de Alpedrinha.
A vila fundanense transformou-se numa autêntica feira. A população local abriu pequenas lojas onde tinham expostos os produtos regionais. Desde as rendas, aos bordados, passando pelos vinhos, enchidos, o artesanato e a doçaria que, para além de estarem em exposição, estiveram também à venda.
O festival terminou com um concerto de Órgão de Tubos, por Nuno Alexandrino e a soprano Magna Ferreira. Francisco Roxo deixou a promessa de que "para o ano há mais".