Fernanda Proença, presidente da Adega Cooperativa da Covilhã

Fernando Bianchi de Aguiar, secretário de Estado do Desenvolvimento rural visitou, na passada sexta feira, a Adega Cooperativa da Covilhã.
A presidente da Adega, Fernanda Proença, não quis deixar passar a oportunidade em branco e reclamou mais apoios para as adegas de todo o País, bem como acções de divulgação, em Portugal e no estrangeiro, dos produtos vinícolas.
"Está nas suas mãos decretar uma situação de calamidade para ajudar os vitivinicultores", afirmou, dirigindo-se ao secretário de Estado, acrescentando que o Governo deveria empreender uma maior fiscalização aos vinhos espanhóis que conseguem maiores margens de lucro.
Fernando de Aguiar afirma que decretar o estado de calamidade perante a situação vivida durante as vindimas não vai resolver tudo e exige um estudo mais aprofundado, mas assume o compromisso de pagar os seguros aos agricultores com a maior brevidade. O secretário de Estado garantiu ainda que serão aprovadas novas regulamentações mais protectoras dos vinhos das adegas, acrescentando que este é um sector que deve ter mais auto regulação e fiscalização estatal.
Fernanda Proença afirma que embora a qualidade do vinho este ano tenha diminuído "há técnicas que se podem utilizar para melhorar, por isso vamos manter uma qualidade razoável dos nossos vinhos", garante.
A presidente da Adega diz que este ano já venderam bastante vinho, o que fez diminuir os stocks que se mantém, no entanto, "razoáveis". Simultaneamente estão a decorrer campanhas para colocar os vinhos "a um preço que seja aceitável".