Por Ana Maria Fonseca


Susana Paiva, responsável pelo Teatr'UBI quer acrescentar cada vez mais qualidade e variedade às iniciativas deste grupo de teatro

Durante uma semana, 15 elementos do Teatr'UBI reuniram-se na Quinta de São José, em Cortes do Meio, com dois formadores. Deste retiro saíram muitos projectos para este ano. São inúmeras as iniciativas previstas, mas faltam verbas para as realizações.
A actriz e encenadora Susana Vidal vai acompanhar durante todo o ano o grupo de teatro, encenando uma peça que será criada no seio do grupo.
Também a formar elementos do Teatr'UBI estará Viriato Morais, elemento essencial que permitirá a concretização de um dos projectos, criar um grupo de animação de rua e malabares, "para fazer face aos pedidos de animação de rua que surgem frequentemente", salienta a responsável pelo Teatr'UBI, Susana Paiva.
Para os que querem dar os primeiros passos no mundo da representação, Hugo Caroça, actor do GICC dá, a partir da próxima semana e até Dezembro, formação teatral básica.
No retiro da Quinta de S. José prepararam um espectáculo de animação de Rua que apresentaram no sábado, em Cortes do Meio.
"A apresentação resultou muito bem. Demos a volta à aldeia, chamando pessoas, com animação de fogo, depois no local marcado fizemos um pequeno jogo, uma dança de roda, complementado com o fogo, e a reacção das pessoas foi muito boa", conta Susana Paiva, acrescentando que já estão em negociações com a Junta de Freguesia para apresentar a peça "Há Luz no Sótão", "que é nosso objectivo levar a todo o lado", refere.
Os apoios para o retiro onde ficaram traçadas as linhas para este ano de actividade artística, vieram da Delegação Regional do Centro do Ministério da Cultura, da Câmara Municipal da Covilhã que cedeu o transporte, e da Junta de Freguesia de Cortes do Meio que comprou o espectáculo de animação de rua.
Agora faltam verbas para a realização das actividades. O Grupo de Teatro espera por uma resposta da reitoria em termos de apoio financeiro mas, garante que se este não vier, a encenadora Susana Vidal vem na mesma dar formação à Covilhã. "já houve elementos que se disponibilizaram a dar dinheiro do seu próprio bolso, bem como alojamento", refere Susana Paiva.

Calendário de actividades

Já nos próximos dia 25 a AAUBI recebe a peça "Há Luz no Sótão", que se repete nos dias 18, 19 e 20 desta vez no Teatro-Cine, inserido num programa de homenagem aos 10 anos do Festival de Cinema de Vila do Conde.
Dia 2 de Novembro partem para Faro, a convite do Grupo de Teatro Universitário da Universidade do Algarve, para participar no Festival de Teatro organizado por aquele grupo.
Na segunda semana de Novembro rumam a Évora, também para participar num Festival de Teatro Universitário.
O enterro do Caloiro, no fim da recepção estará a cargo do Teatr'UBI que faz também animação de rua durante vários dias dessa semana.
Para Março está programado o Ciclo de Teatro Universitário que cresce este ano em quantidade e qualidade, prometem. Serão 15 dias, não só de teatro mas também de outras artes como a música, a dança e o cinema.
De 14 de Março, dia em que o Grupo comemora 14 anos de existência até dia 27, Dia Mundial do Teatro, este será "o maior evento de teatro universitário realizado a nível do País", garante Rui Pires, do Teatro'UBI.
Haverá também uma cerimónia de abertura e uma outra de encerramento com alguns nomes da música ainda por definir. Dança contemporânea, teatro amador e profissional, música, "a prioridade é mostrar trabalhos a nível universitário e complementar com outros, já profissionais". O objectivo, sublinha Susana Vidal é "honrar o nome do Teatr'UBI com qualidade".
Durante os 15 dias do ciclo pretendem ainda, em colaboração com a editora Alma Azul, que também abriu a porta para que alguns trabalhos de membros do Teatr'UBI fossem editados, realizar uma Feira do Livro só de Poesia.
"É nossa intenção estar patente durante esses 15 dias um stand da Alma Azul, onde as pessoas possam conversar sobre Teatro, literatura e comprar livros", referem.
Para finais de Junho ou princípios de Julho está programado o primeiro Festival de Teatro de Rua da Beira Interior. Este Festival ocorrerá no centro da cidade, com vários grupos de Teatro, universitário e profissional.
Há ainda possibilidade de se concretizar uma peça infantil, dependente, por enquanto, de apoios, e será de um autor elemento do Teatr'UBI.