Mobiliário velho e paredes com humidade são algumas das situações verificadas pelo PSD nas escolas de Belmonte
Belmonte
PSD diz que escolas são deploráveis

O PSD de Belmonte, após uma visita às escolas do 1º Ciclo do concelho e do ensino pré-escolar, conclui que as mesmas estão num estado deplorável. A Câmara diz que, no ano passado, gastou 60 mil euros em arranjos.


João Alves
NC/Urbi et Orbi


"Belmonte tem escolas deploráveis. É completamente inaceitável o estado em que estão para aquilo que se quer para uma escola". É esta a conclusão que o presidente da Comissão Política Concelhia do PSD daquele concelho, Luís Elvas, conclui após uma visita a todas as escolas do 1º Ciclo do concelho e do ensino pré-escolar da rede pública.
Segundo Luís Elvas, as escolas da sede de concelho "são as piores. Falta material didáctico, informático e, em termos físicos, estão num estado miserável". Entre as várias situações verificadas, Luís Elvas salienta que algumas paredes estão mesmo a cair, há muita humidade e o mobiliário é velho. Entre as várias escolas visitadas, o presidente da Concelhia do PSD diz que as que estão melhores são as das freguesias de Colmeal da Torre e Maçaínhas. Quanto ao ensino pré-escolar, Luís Elvas apenas refere que existem em Belmonte duas escolas que são provisórias "há mais de 20 anos". Para dar conta de toda esta situação, a Concelhia do PSD vai elaborar um documento final," a contar tudo o que foi visto dentro das escolas" e mandar o mesmo para a Câmara, Assembleia Municipal e a DREC, "para conhecimento da mesma. É que a responsabilidade da manutenção das escolas é da autarquia" salienta Luís Elvas.
Contactado pelo NC, o presidente da Câmara de Belmonte, Amândio Melo, diz também já ter visitado todas as escolas do concelho e ter ouvido "algumas preocupações dos professores". No entanto, salienta que os problemas verificados são "pequenos" e resolvem-se "com facilidade". Para além disso, o autarca garante que no ano passado foram gastos cerca de 60 mil euros em arranjos, embora reconheça que a maioria das escolas do concelho são já "muito antigas".