A equipa portuguesa vai repetir novamente a experiência no próximo dia 22 de Outubro
Conferências sobre ciência e tecnologia espacial
Semana Mundial do Espaço assinalada na UBI

A experiência "Space Without Smoke" em que participaram dois alunos e um professor da Universidade da Beira Interior foi o ponto de partida para assinalar a Semana Mundial do Espaço na UBI.




Por Catarina Rodrigues


A Semana Mundial do Espaço comemorou-se entre os dias 4 e 10 de Outubro. Decorreram vários eventos relacionados com o Espaço um pouco por todo o mundo. Portugal não foi excepção. Universidades, Escolas Secundárias e Centros da Ciência Viva comemoraram a ocasião. Na Universidade da Beira Interior, o momento foi assinalado, no passado dia 10, pelo Departamento de Física.
A experiência "Space Without Smoke" idealizada por dois alunos da UBI em conjunto com dois alunos da Universidade do Minho foi o ponto de partida para a participação da UBI na Semana Mundial do Espaço. Estes alunos juntamente com três professores formaram a única equipa portuguesa que participou no programa da Agência Espacial Europeia "Student Parabollic Flight Campaign". A experiência consistiu em estudar o comportamento do fumo na ausência de gravidade. No passado mês de Setembro os alunos portugueses participaram em voos parabólicos a bordo de um Airbus 300, na cidade de Bordéus, em França. Por períodos de 25 segundos ao longo de duas horas tiveram a sensação de flutuar como se estivessem em órbita. Todos os momentos foram filmados para mais tarde poderem ser analisados todos os pormenores.
Foi sobre esta experiência que os alunos da UBI, Hugo Costa e Daniel Cruz juntamente com o professor João da Providência da mesma universidade, falaram no dia 10 de Outubro. A oportunidade serviu para mostrar algumas conclusões retiradas após a visualização dos vídeos. O público presente também pôde ver algumas filmagens desta experiência vivida nas alturas.
Durante este mês a ESA vai realizar um voo profissional a cargo da Agência Espacial Alemã. A equipa "Space Without Smoke" foi uma das quatro equipas convidadas para, no próximo dia 22 de Outubro, levantar voo outra vez. Hugo Costa explica que "a experiência vai ser a mesma, apenas vai ser alterada a máquina de fumo uma vez que a outra está muito desgastada".


Várias conferências abordaram a temática da ciência espacial

No nosso País a Semana Mundial do Espaço foi coordenada pelo professor Manuel Lopes, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, representante nacional da Semana Mundial do Espaço em colaboração com a Ciência Viva, Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. A iniciativa assinala-se pela segunda vez em Portugal. A primeira participação realizou-se no ano 2000.
A Semana Mundial do Espaço foi estabelecida pelas nações Unidas, em 1999. A data escolhida para a realização desta iniciativa deve-se ao facto de ter sido a 4 de Outubro de 1957 que foi lançado o primeiro satélite artificial, o Sputnik 1, pela então União Soviética. Por outro lado o dia 10 de Outubro assinala o aniversário do primeiro tratado internacional sobre o Espaço, assinado em 1967, no quadro da ONU.