Por Catarina Rodrigues


O prémio distingue o Museu pelas várias actividades desenvolvidas

O Museu de Lanifícios da UBI foi premiado pela Associação Portuguesa de Museologia. O prémio "Melhor Museu" foi atribuído sem haver qualquer candidatura por parte do Museu de Lanifícios. A situação deixou a directora do Museu muito satisfeita. Elisa Pinheiro explica que "este prémio reflecte o trabalho desenvolvido ao longo do triénio 1999-2000".
A directora do Museu salienta a importância do projecto Arqueotex aprovado pela Comunidade Europeia e coordenado pela UBI. O principal objectivo desta iniciativa prendeu-se desde o seu começo com a criação de uma rede de informação sobre o património industrial têxtil a nível europeu.
Apoiado neste projecto, o Centro de Documentação e Arquivo Histórico do Museu de Lanifícios tem disponível para consulta de investigadores, alunos, designers e todos os interessados, a Base de Dados e Imagens Arqueotex. Aqui pode encontrar-se uma extensa colecção de diversos tipos de artigos. O facto de se tratar de um Museu Universitário que tem como principal objectivo preservar os lanifícios tão característicos da Covilhã teve, no entender de Elisa Pinheiro, o seu peso na atribuição deste prémio.
O Centro de Documentação é uma componente essencial do Museu de Lanifícios. Ainda não está aberto ao público em geral, mas a situação será alterada com a mudança para as novas instalações. Está a nascer um novo núcleo museológico na antiga fábrica "Real Mendes Veiga", junto à Ribeira da Goldra. O Arquivo Histórico vai assim ocupar instalações criadas de raiz para o efeito, uma vez que o espaço ocupado actualmente já não consegue responder às necessidades. O novo espaço visa também constituir o Centro de Interpretação do Eco-Museu de Lanifícios da Região da Serra da Estrela.
O Museu de Lanifícios da UBI situado na antiga Real Fábrica de Panos abriu as portas a 30 de Abril de 1992. À excepção das segundas feiras, está aberto todos os dias entre as 9 e as 12 horas e entre as 14h30 e as 18 horas.