António Fidalgo

Um sonho tornado realidade


Esta semana, dias 17 e 18, realiza-se na Covilhã, na Universidade da Beira Interior, o I Colóquio Internacional da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica. Vão estar presentes investigadores e académicos da Alemanha, Bélgica, Espanha e a bem dizer de todas as universidades portuguesas onde se lecciona filosofia. É certamente no ano de 2002 o acontecimento mais relevante no âmbito dos estudos filosóficos em Portugal. Quem diria, ainda há dez anos atrás, que isso seria possível, que o maior evento filosófico ocorreria num futuro não muito distante numa média cidade do interior de Portugal?
Este colóquio não vem por acaso, não caiu inesperadamente do céu, antes resulta de um percurso que vem sendo trilhado desde há pelo menos oito anos. Já em 2002 tiveram lugar na UBI duas jornadas de filosofia, que constituíram pontos altos da vida filosófica portuguesa. Foram elas as jornadas sobre o pensamento político de Carl Schmitt, em 24 e 25 de Maio, e as jornadas, realizadas em finais de Setembro, dias 27 e 28, sobre o cepticismo e Montaigne. A UBI é já, apesar de tão recente, uma referência em Portugal numa disciplina tão antiga como a filosofia. O sonho tornou-se realidade.
O sonho era fazer da UBI uma universidade de corpo inteiro, tão vasta nos seus saberes como o universo, assumindo por completo o cânon dos saberes tipicamente universitários. Com efeito, nenhuma universidade, no cumprimento da sua vocação, pode deixar a filosofia de lado. E a UBI conseguiu.
Por isso, todos os que lutaram para que o sonho se tornasse realidade estão de parabéns. E aqui há a realçar o trabalho e a persistência do Prof. José Manuel Santos que acreditou e lutou sempre pela filosofia na UBI. A sua presidência da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica significa também o reconhecimento do novo curso de filosofia na UBI pelos antigos Departamentos de Filosofia das outras universidades portuguesas. É com esperança que se aguarda que este colóquio venha afirmar ainda mais a filosofia na UBI.