Por Hugo Ribeiro e Mário Ramos


O Rio é a quarta fita de Nelson Fernandes

Decorreu no passado domingo, 20, a apresentação de três curtas metragens produzidas por jovens criadores. A sala de ensaios da AAUBI (Associação Académica da Universidade da Beira Interior) serviu de palco para a realização desta iniciativa inserida no programa do Art´UBI.
Dream de Susana Jacques e Sérgio Cruz, primeiro filme em exibição é uma história assente em princípios surrealistas, objectos mutáveis que adquirem sucessivamente uma nova vida. Os autores definem Dream como "uma história sonhada, um ciclo que está sempre a acontecer e não tem fim".
Em seguida, Edgar Santinhos apresentou a sua curta metragem que se baseia num vídeo/animação. Wireframe Ballet mostra que, através das manifestações do corpo, podemos encontrar uma nova forma de comunicar.
O Rio, de Nelson Fernandes finalizou a exposição de curtas metragens. O autor menciona que "este filme foi inspirado na população das Minas da Panasqueira". É uma história sem palavras, que pretende transmitir sensações "que se encontram no retrato de cada habitante". Desenvolve-se na interacção das personagens com as gentes da localidade de Rio. Nelson Fernandes acrescenta ainda que tentou "demonstrar aquilo que sentimos através de metáforas e ilustrar o tempo que passei com eles".
A ideia de realizar um espaço dedicado à exposição de curtas metragens surgiu no seguimento de projectos idênticos. Pedro Fonseca, responsável pela organização do Art´UBI, afirma que "desde o ano passado, começámos a aproveitar os trabalhos de jovens criadores". A aceitação do convite em participar nestes eventos por parte destes jovens é grande, porque serve como veículo de divulgação dos seus próprios projectos. Esta iniciativa não contou com a presença de muito público. Facto enaltecido e justificado por Pedro Fonseca pelas "especificidades próprias de um Domingo".