Por Alberta Fernandes e Helena Sousa


Manuel da Silva Ramos mostrou ao público universitário, o lado maldito das palavras

Nos dias 14,15 e 16 de Outubro, a sede da Associação Académica da Universidade da Beira Interior foi o local escolhido para a realização de um atelier sobre a escrita maldita. A iniciativa dedicada a este estilo de literatura fez parte de uma série de eventos inseridos no Art'UBI.
O escritor Manuel da Silva Ramos abordou temas como o alcoolismo, o sexo e as drogas. "Trata-se de uma literatura radical porque vai ao fundo das coisas, mas por vezes, é oculta pela literatura oficial", salienta o escritor.
Em Portugal, esta arte de escrever ainda não está muito desenvolvida, visto ser uma escrita de radicalidade que destaca os podres da sociedade. O escritor considera que "a maior parte dos escritores malditos, no seu tempo não tiveram o devido valor. Uma vez mortos são autênticos clássicos da literatura, tal como foi Baudellaire".
O atelier de escrita maldita é uma iniciativa que já existe há três anos e teve como palco inicial o Centro Nacional de Cultura. Os temas abordados são questões que afectam a sociedade, especialmente os jovens que segundo o escritor se mostram "interessados em frequentar o curso sobre este tipo de literatura". O público participou nos debates e no final a satisfação era visível por parte de Manuel da Silva Ramos.