A formação de iniciados da Desportiva da Estação está a causar sensação no Nacional de Futebol
Covilhanenses causam sensação
Equipa da Estação surpreende no Nacional de Iniciados

Os Iniciados da Desportiva da Estação arrancaram em grande no Nacional de futebol. À quarta jornada, equipa segue na terceira posição sem qualquer derrota.


Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


A equipa de Iniciados da Associação Desportiva da Estação (ADE) está a fazer furor no Nacional de futebol da categoria. Acabadinhos de ascender dos distritais, os pupilos de Rui Pinto estão a bater o pé aos "grandes" e, ao fim de quatro jornadas, seguem na terceira posição, com os mesmos pontos do segundo classificado, a Académica de Coimbra, e a um escasso ponto do líder Feirense. Aliás, a única derrota do comandante da tabela registou-se, precisamente, no Complexo Desportivo da Estação (3-0) à passagem da segunda ronda.
Para além da posição que ocupa na tabela, que só surpreende mesmo quem não acompanha de perto o trabalho desenvolvido pelo clube na formação dos jovens futebolistas, a turma da ADE está no grupo das que continuam invictas. Com efeito, em quatro partidas disputadas, os jovens covilhanenses somam duas vitórias, dois empates, e zero derrotas. Resultados que adquirem mais significado se se contar que a equipa goleou no primeiro jogo (7-0 no terreno do Juventude de Vilela), venceu o líder Feirense na Covilhã, empatou com o Beira-Mar (2-2) em Aveiro e, no último domingo, 13, voltou a empatar com o União de Coimbra. De destacar que, qualquer uma das três últimas equipas são presenças assíduas na segunda fase do Campeonato e, mesmo, candidatos ao título.
Rui Pinto admite que as prestações da equipa estão a superar as suas próprias expectativas mas, apesar do excelente início de campeonato, não quer embarcar em euforias. O treinador reconhece que a equipa merece o lugar que ocupa mas não esconde que o objectivo é mesmo o meio da tabela. No entanto, avança, "tudo o que vier a mais é sempre benvindo. Se a equipa continuar a jogar como até agora, já é muito bom e, pontinho a pontinho vamos fazendo o nosso campeonato". Ainda assim, o técnico não consegue esconder a satisfação por a equipa, que até subiu esta época do Campeonato Distrital, "estar a bater-se de igual para igual com as mais conceituadas formações da prova, o que significa que o trabalho desenvolvido no clube está a dar cada vez mais frutos".
Pinto lembra, ainda, que o Nacional de Iniciados é bastante competitivo e que a grande parte das equipas participantes, até tem melhores condições que a ADE. "O que fazemos com as condições de treino que temos pode ser considerado um milagre". O técnico recorda que a ADE movimenta centenas de jovens nas suas camadas jovens e que, muitas das equipas têm que treinar ao mesmo tempo e dividir o mesmo recinto. A equipa de Iniciados faz a sua preparação duas vezes por semana, à quarta e à sexta-feira, e, na maioria das vezes tem que partilhar o terreno de treino com mais algumas turmas das escolas de formação. "As condições não são as melhores, mas são o que temos, e não as vamos usar como desculpa para os maus ou os bons resultados", esclarece Pinto. O técnico não esconde, no entanto, que, tal como todo o departamento de futebol, desde as escolinhas aos Seniores, espera ansiosamente pela conclusão do Complexo Desportivo. Uma obra fundamental não só para a disputa de jogos, mas também para a preparação dos mesmos em todos os escalões.