João Alves
NC/Urbi et Orbi


No primeiro semestre de 2003, a obra estará concluída, à excepção do estádio

O Complexo Desportivo da Covilhã pode, em 2004, receber estágios das selecções que participam no Euro. A autarquia covilhanense diz já ter recebido, por parte da organização da prova, a confirmação de que a Covilhã será proposta como sítio para estágios, e agora, só resta esperar que alguma equipa escolha a cidade serrana para se preparar para a competição futebolística mais importante que Portugal já organizou, a seguir ao Mundial de Juniores, em 1991. O presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, confia que a cidade pode vir a ter a preparação de uma selecção, já que, "o que existe neste momento já é suficiente". A pista de atletismo está praticamente concluída, os arranjos exteriores também, mas falta o estádio, que não estará pronto a tempo da grande festa do futebol.
Neste momento, a Câmara da Covilhã está a tratar dos documentos de divulgação da região, das suas belezas e hotéis, em várias línguas, para enviar às federações dos diversos países intervenientes. Pinto sabe que esta escolha "não quer dizer que teremos selecções", mas recusa a ideia de que a Covilhã possa ser prejudicada por não ter estádio. "Temos as mesmas possibilidades que os outros. Em 1986, no Mundial do México, quem conhecia Saltilho? E os portugueses foram para lá" explica o autarca covilhanense. Para Carlos Pinto, alguns factores podem jogar a favor da cidade: a A23, que ligará rapidamente a Covilhã a Lisboa, o futuro aeroporto da cidade e as boas unidades hoteleiras da região.
Recorde-se que, no dia 24 de Maio a Comissão do Euro 2004 visitou o Complexo Desportivo e gostou do que viu. Em 2003, no primeiro semestre, a Câmara pensa ter a obra concluída (excluindo o estádio).