Até 9 de Novembro
Cidades raianas quebram fronteiras

NC/Urbi et Orbi


Castelo Branco, Cáceres e Plasencia quebram fronteiras e organizam uma iniciativa como cidades irmãs. Trata-se do "Raia sem Fronteiras", um encontro das culturas raianas que decorre na cidade albicastrense até dia 9 de Novembro.
Para o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, "a cidade precisa de uma imagem de marca na cultura para se projectar para o exterior". Daí, explica Joaquim Morão, ter-se unido àquelas duas congéneres espanholas na apresentação de uma candidatura que "permitiu o financiamento de um festival cultural verdadeiramente transversal".
Por seu turno, o representante do Ayuntamento de Cáceres e Plasensia sublinha a importância do "Raia sem Fronteiras" na irradicação "das fronteiras entre os dois povos vizinhos" e na promoção de uma "globalidade de entendimento". "Devemos dar início a uma cooperação, não só transfronteiriça, mas sem fronteiras, para que dentro de um mês, seja possível conhecermo-nos melhor", remata aquele representante espanhol, durante a a sessão de abertura da iniciativa, na sexta feira 11.
O Governador Civil do distrito de Castelo Branco também não deixou de tecer algumas considerações acerca deste "encontro de culturas sem fronteiras". Pereira Lopes lembra que "num mundo global, não faz sentido pensar num desenvolvimento integrado de uma região, com cada qual a olhar para o seu umbigo".
"Raia sem Fronteiras" tem como pano de fundo vários temas, desde a escrita, desporto, passando pela fotografia, música, cinema e mostra das tradições e dos produtos da terra.