Por Carlos Gonçalves e João Oliveira



A educação foi o tema principal em debate

Decorreram na passada terça feira, dia 15, no polo IV da Universidade da Beira
Interior, as III Conversas sobre Educação. Um evento organizado pelo
Departamento de Psicologia e Educação, que procurou fazer com que toda a
comunidade académica e essencialmente os alunos que vão seguir a via do ensino,
debatessem e reflectissem sobre os principais problemas do ensino e da educação.
Segundo Graça Esgalhado, uma das organizadoras do evento, o principal objectivo
é "contribuir para uma melhor formação destes futuros professores, ainda que
seja uma iniciativa aberta a toda a academia, como mostra o programa". Um
programa abrangente onde se discutiu o ensino nas universidades e temas como
o suicídio e as razões do insucesso escolar. Presente esteve também o Coro da
Academia Sénior da Covilhã bem como o Grupo de Jograis do Departamento de Letras da UBI. Uma iniciativa aplaudida pelos alunos, presentes em grande número quer na assistência, quer na organização do evento, numa participação que passou pela moderação de debates e apresentação de trabalhos.


"É necessário que os professores dialoguem mais com os alunos"



O principal convidado do encontro foi Leandro de Almeida.
Licenciado em Psicologia e docente na Universidade do Minho, reflectiu sobre o estudo do ensino universitário em Portugal, identificando uma série de lacunas e realçando a importância deste tipo de debates, sempre produtivos para ajudar à sua evolução, uma vez que "tem havido pouca reflexão no ensino superior, sobre como é que os alunos aprendem e os professores ensinam".
Falta de conhecimentos base para o curso, projectos vocacionais mal definidos e o estudo tipicamente sazonal por parte dos alunos, foram algumas das razões apontadas para o insucesso escolar, não tendo esquecido também o lado relativo aos professores, afirmando que "é necessário que os professores dialoguem mais com os alunos, uma vez que estão a entrar numa fase nova e difícil das suas vidas, em nada semelhante ao ensino secundário".