O estado da economia foi debatido no primeiro dia da Semana da Economia por Pina Moura e Ana Manso
VI Semana de Economia
Finanças púbicas em debate na UBI

O estado da economia nacional e as perspectivas de futuro foram questões abordadas no primeiro dia da VI Semana de Economia. A iniciativa realiza-se entre os dias 21 e 24 de Outubro.


Por Catarina Rodrigues


Pina Moura e Ana Manso, deputados na Assembleia da República, eleitos pelo distrito da Guarda, foram os conferencistas convidados para dar início à VI Semana de Economia da UBI. A iniciativa organizada pelo Núcleo de Economia (UBINEEC) pretende abordar temas de interesse não só para os alunos da licenciatura, mas para toda a comunidade.
Os deputados que deram início às sessões falaram sobre o Estado actual das Finanças Públicas. O ex-ministro do Governo PS, Pina Moura falou do tema numa perspectiva actual. Ana Manso do PSD preferiu tratar o tema com uma visão de futuro. A deputada lembrou a situação económica herdada do Governo anterior que conduziu a determinados condicionalismos no Orçamento de Estado (OE) para 2003. Ana Manso salienta que "a irreverência dos jovens nesta matéria é determinante porque obriga os decisores políticos a reflectirem mais sobre as questões económicas".
Para o presidente do UBINEEC, "é oportuno discutir o tema das finanças públicas porque estamos precisamente na semana em que se debate o OE". Miguel Espírito Santo acrescenta que é "é uma reflexão saudável já que permite ouvir diferentes sensibilidades políticas e opiniões de vários grupos etários".
Hoje, é a vez de alguns licenciados em Economia trocarem ideias sobre a sua experiência no mercado de trabalho. Amanhã, quarta feira, 23, o tema em debate vai ser "Os Têxteis da Beira Interior e a sua promoção no Mercado Internacional. Os conferencistas convidados são Manuel Serrão, personalidade ligada ao mundo da moda, João Carvalho, professor na UBI e empresário do sector têxtil e António Leitão, representante da Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios.
A VI Semana da Economia termina na quinta feira, 24, com o debate sobre "O Impacto das Políticas Ambientais na Economia Portuguesa". Ao contrário do que estava previsto, Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã e Elisa Ferreira, deputada do PS, não estarão presentes. Mas, segundo garantiu o UBINEEC a sessão contará com a participação de representantes dos mesmos.
O preço da entrada por sessão é de um euro para sócios e um euro e meio para não sócios. O bilhete geral custa três euros aos sócios e cinco aos não sócios.