A LICRASE avisa que, às vezes, ao comprar um cão, pode-se levar "gato por lebre"
LICRASE organiza mostra na cidade
Cães da Serra são estrelas na ANIL



Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


Pela primeira vez realizada na Covilhã, a Exposição Monográfica do Cão da Serra da Estrela reuniu o número recorde de 87 exemplares da raça no Pavilhão da ANIL, no último sábado, 19. O evento é organizado pela LICRASE - Liga dos Criadores e Amigos do Cão da Serra da Estrela de dois em dois anos e vai já na sua 12ª edição.
A escolha da mostra deste ano recaiu na Covilhã "por se tratar de uma cidade com fortes tradições neste tipo de eventos que, entretanto, se foram perdendo no tempo", revela Suzette Veiga, presidente da LICRASE. A dirigente coingratula-se pelo facto de a exposição ter atraído pessoas de toda a parte do País e lembra que o prestígio da raça vai mesmo além fronteiras. Aliás, o juri que, no último sábado, 19, avaliou as prestações dos canídeos, era constituído por vários especialistas e conhecedores da raça, incluindo um francês.
As razões para o sucesso e aceitação dos Serra da Estrela é, no entender de Suzette Veiga, fácil de entender. É que, descreve, "um cão desta raça é muito especial. Tem características de pastor e um comportamento muito territorial. Guarda o que considera ser seu. O que o torna diferente dos outros é que faz isto sem ser agressivo, valendo-se do seu porte para dissuadir qualquer ameaça". Em resumo, conclui, "é um animal muito pachorrento e com muito carácter".
No entanto, acrescenta a presidente da LICRASE, é preciso ter muito cuidado com o que se compra. A responsável avisa para os perigos das compras feitas "à beira das estradas da Serra" e aconselha os futuros donos a aconselharem-se com os especialistas da LICRASE ou do Clube Português de Canicultura para não comprarem "gato por lebre".