A exposição permitiu fazer uma viagem pela literatura portuguesa dos últimos cem anos
Exposição na Biblioteca Municipal
Viagem pelas palavras

A exposição "Cem anos de Literatura Portuguesa" procurou aproximar as pessoas, através de textos e imagens, da literatura nacional do último século.


Por Ana Rodrigues


Fazer uma mostra das várias etapas da literatura do final do século XIX até aos nossos dias foi o objectivo da exposição "Cem Anos de Literatura Portuguesa". O certame esteve patente entre os dias 15 e 26 deste mês, na Biblioteca Municipal da Covilhã.
Ao longo dos 40 painéis expostos faz-se uma viagem através dos vários movimentos literários e dos seus protagonistas. Em poesia ou prosa, encontram-se nomes que pelo seu contributo são incontornáveis na cena literária nacional.
Cristina Seabra, a bibliotecária responsável entende que o público da Covilhã está aberto a este tipo de iniciativas. Aderiram "apesar desta ser uma exposição mais densa que as habituais", observa. Dada a sua riqueza "é uma exposição para pensar depois, não é só para ver", acrescenta. A bibliotecária refere também que a mostra literária está mais direccionada para as escolas, por quem foi mais visitada.
Esta iniciativa decorreu no âmbito do programa de Itinerâncias do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e vai passando pelas bibliotecas que estão ligadas à rede de leitura pública.